Desnutri??o Infantil
Balan?o da Campanha tem resultado positivo

Fl?via Machado
20/11/01

Pedro Henrique da Cunha, de 3 anos, com 18,4 Kg, est? dentro do peso ideal para sua idade. Foi divulgado esta semana o balan?o oficial da Campanha Municipal de Combate ? Desnutri??o Infantil, realizada de 15 a 20 de outubro. Ao todo, 26.164 crian?as, na faixa et?ria entre 0 e 7 anos, foram vacinadas, o que corresponde a mais de 50% de toda a popula??o alvo da campanha.

De acordo com os resultados, 21.446 crian?as est?o dentro do peso adequado para a idade, segundo ?ndices da Organiza??o Mundial de Sa?de, o que representa 81,96%. O levantamento constatou que 12,31% das crian?as est?o abaixo da margem de peso ideal e 5,73% apresentam sobre peso.

Na vis?o dos organizadores, a campanha atingiu ?ndices satisfat?rios, uma vez que esta foi a primeira j? realizada na cidade. Segundo a coordenadora do Sistema de Vigil?ncia Alimentar e Nutricional (Sisvan), Stella Camilo, a campanha alcan?ou seu objetivo, que era tra?ar um mapa da desnutri??o infantil em Juiz de Fora.

Na pr?xima semana, a organiza??o deve se reunir com todas as Unidades B?sicas de Sa?de para repassar os nomes das crian?as desnutridas que necessitam de atendimento para revers?o do quadro atual. A Semana de Combate ? Desnutri??o Infantil foi realizada em parceria pela Amac, Secretaria Municipal de Sa?de e Pastoral da Crian?a, contando ainda com o apoio de v?rias entidades assistenciais da cidade.

Dados relevantes

A campanha revelou dados relevantes para o diagn?stico municipal. At? os cinco anos prevalece a ocorr?ncia de baixo peso em rela??o ao sobre peso, numa propor??o de 14,09% contra 3,93%. J? na faixa acima dos cinco anos, a situa??o ? contr?ria, na qual os obesos totalizam 14,09% contra 8,28% de desnutridos.



Arquivo
geral