Terça-feira, 23 de julho de 2013, atualizada às 18h

Operação conjunta prende 15 pessoas em Juiz de Fora

A ação ocorreu em várias regiões da cidade. Foram apreendidas grande quantidade de drogas, arma de fogo, munições e R$ 5 mil

Cintia Charlene
*Colaboração
coletiva

Uma operação em conjunto das polícias Civil e Militar, desencadeada nesta terça-feira, 23 de julho, resultou na prisão de 15 pessoas e na apreensão de grande quantidade de drogas. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e 23 de busca e apreensão. A ação, determinada pela Secretaria do Estado de Defesa Social, teve início às 6h, em Juiz de Fora e outras 14 cidades de Minas Gerias, com o objetivo de combater, principalmente homicídios e crimes violentos. "Tivemos um saldo muito positivo. Houve uma grande quantidade de apreensão de drogas, arma de fogo e dinheiro. Além disso, várias pessoas foram presas, suspeitas de participarem de crimes de homicídio, tentativas de homicídios e tráfico", declara a delegada regional em substituição, Sheila de Oliveira.

A maioria das prisões foi na região Norte. O motivo se deve às investigações feitas pela Polícia Civil (PC) e pelo setor de inteligência da Polícia Militar (PM). Já os mandados de busca e apreensão, foram realizados em outras regiões. "Toda a cidade foi contemplada. Tanto o 2º quanto o 27º Batalhão elencaram os pontos críticos de tráfico de drogas, e a partir daí, com o apoio da PC foram solicitados os mandados", afirma o comandante do 27º Batalhão da PM, tenente-coronel Moisés Ricardo Pinto. Cerca de 200 policiais participaram da ação, que também teve apoio da 3ª Companhia de Missões Especial da PM.

Um motoboy, de 23 anos, que era investigado há oito meses pelas polícias, suspeito de participar de homicídios e de vender armas de fogo na cidade, foi um dos presos. Segundo a delegada, ele era acusado de tráfico de armas. A suspeita é de que ele esteja envolvido em desvio de armas do Exército. "Ainda não posso afirmar o número de armas desviadas, pois as investigações já foram concluídas pela Polícia Civil e encaminhadas para a Justiça Militar." Na casa do homem, localizada na região Norte, foi apreendida uma pistola calibre 635, um carregador e nove munições.

policia policia

Materiais

Ainda na operação, foi apreendido mais de um quilo de maconha, com um jovem de 19 anos, no bairro Costa Carvalho. A droga estava escondida dentro do guarda roupas do suspeito, no interior de uma mochila, junto com duas balanças de precisão. Ainda houve apreensão de grande quantidade de maconha, nos bairros Jóquei Clube, Jardim Natal e Valadares.

Segundo a PM, 130 pedras de crack também foram recolhidas em uma residência no bairro Caiçaras. Dois jovens de 18 anos foram presos com quatro munições calibres: 9mm, 45mm e 762mm. Com eles, também foram localizadas 22 buchas de maconha e uma touca ninja, no bairro Jardim Natal. 

Fora isso, outros objetos também foram apreendidos: papelotes de cocaína, simulacro de arma de fogo, chicote feito com corrente de motocicleta, vários aparelhos de celular, mais de R$ 5 mil reais em dinheiro, balanças de precisão, entre outros.

*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

ACESSA.com - Opera??o conjunta prende 15 pessoas em Juiz de Fora