Quinta-feira, 13 de setembro de 2007, atualizada ?s 18h01

Aumenta n?mero de pitbulls encontrados nas ruas de Juiz de Fora. S? no Canil Municipal j? foram recolhidos 20 animais


Priscila magalh?es
Rep?rter

O n?mero de c?es da ra?a pitbull abandonados pelas ruas da cidade tem aumentado muito. Segundo a veterin?ria respons?vel pelo canil municipal, Liza Helena Ramos Nery, nos ?ltimos tr?s dias, cinco foram levados para o Canil. No total, existem quase 20 animais no local.

A veterin?ria explica que estes c?es foram disseminados de forma errada. "Eles foram entregues, quando filhotes a pessoas sem condi?es de educ?-los. Quando crescem, elas se assustam com o porte e com a for?a deles e ficam com medo", diz.

Liza diz que a maioria dos animais ? encontrada nas ruas. Alguns est?o soltos e outros presos em ?rvores. Grande parte ? levada ao canil pelo Corpo de Bombeiros. "Os animais que chegam ao canil passam por uma avalia??o para vermos se eles podem ser reintroduzidos no conv?vio social. A?, colocamos para ado??o. Se n?o puderem voltar, eles s?o sacrificados".

A veterin?ria acrescentou que soltar os animais nas ruas representa perigo para a sociedade. "Estes animais podem atacar pessoas que est?o passando pelas ruas e at? outros animais que estejam acompanhados de seus donos".