Terça-feira, 22 de junho de 2010, atualizada às 18h58

Jardim Botânico da UFJF é apresentado

Carolina Gomes
Repórter

Na tarde desta segunda-feira, 22 de junho, foi apresentado o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em uma cerimônia no local, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, houve a implantação do marco de aquisição do Sítio Malícia, uma das três divisões administrativas da Mata do Krambeck, que abrigará o jardim (veja galeria de fotos abaixo).

Uma bromélia da espécie Portea silveirae, típica da floresta Altântica é a planta-símbolo do local. A escolha se deve em razão de o tipo ser pouco conhecido e representar o bioma do jardim.

A importância da aquisição do espaço pela UFJF, impedindo que no local fosse construído um condomínio com 72 residências, foi ressaltada pelas autoridades presentes. Com o apoio de emendas parlamentares e, posteriormente, apostando na permuta do prédio onde funcionou a Faculdade de Odontologia, no Centro, a UFJF anunciou a intenção de adquirir o terreno. Em março deste ano, o reitor assinou a escritura que repassou o sítio à Universidade por R$ 5,3 milhões.

A área ficará aberta durante 30 dias e as visitas poderão ser agendas na pró-reitoria de pesquisa da UFJF, de segunda a sexta, no horário de 8h às 13h.

Projetos para o jardim

De acordo com  pró-reitora de Pesquisa e presidente da Comissão de Implantação do Jardim Botênico, Marta Tavares D`Agosto, o projeto do jardim prevê trilha, viveiro de muda, laboratório de sementes, orquidário, bromeliário, além de jardins temáticos (sensorial, medicinais e de plantas suculentas – que armazenam mais água, como cactos e babosas -, entre outros).

Além disso, o espaço abrigará a Sauvópolis - uma "cidade" das formigas saúvas, um borboletário, exposições permanentes e temporárias, auditório de recepção, lanchonete e loja. A pró-reitora informou ainda que há um projeto de inclusão de pessoas com necessidades especiais.