Arquidiocese de JF formará jovens missionários para percorrer a região

Intitulado Missionários Continentais o projeto surgiu após a participação dos juiz-foranos na Jornada Mundial da Juventude

Andréa Moreira
Repórter
15/08/2013
Jovens Missionários

"Jovens evangelizando jovens." Com estas palavras o arcebispo de Juiz de Fora Dom Gil Antônio Moreira define o novo projeto da arquidiocese intitulado Missionários Continentais. A proposta surgiu com o pedido de alguns juiz-foranos que participaram da Jornada Mundial da Juventude (fotos) que aconteceu no mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro. "Durante a Jornada o Papa Francisco falou muito sobre as missões, o que despertou um desejo em muitos jovens, como os daqui de Juiz de Fora, de levar o Evangelho para outras pessoas," explica Dom Gil.

Após uma conversa entre o arcebispo e os participantes da JMJ, Dom Gil teve a ideia de aproximar as pessoas das 37 cidades que compõem a arquidiocese. “Queremos que os jovens tenham o estímulo de dizer sim à Igreja. Para isso, iremos nos espelhar nos moldes da Jornada Mundial da Juventude e chegar onde é necessário,” destaca.

Para participar do projeto os jovens irão passar por um preparo que consiste nos estudos dos dogmas, no catecismo e em tudo que ajude a viver a Igreja. O primeiro encontro acontece nesta sexta-feira, 16 de agosto, das 21h30 à 0h, com a Vigília de Convocação. A mesma vigília também será realizada no dia 23 de agosto, como destaca o seminarista Leonardo Loures. “Estes dois encontros são para convocar os jovens que desejam participar dos Missionários Continentais. Então, no dia 30 de agosto haverá a Vigília do Sim, na qual as pessoas irão finalizar a preparação missionária.”

Ainda, de acordo com Loures, cerca de 35 jovens já estão confirmados no primeiro encontro, mas quem deseja participar é só comparecer aos encontros que acontecerão na Capela do Seminário Santo Antônio. “Não existe limite de idade. As pessoas que têm o desejo de espalhar o Evangelho de Jesus e se tornarem missionárias é só participar dos encontros conosco.”

Jovens Missionários Jovens Missionários

Mesmo sem uma formação definida, os futuros missionários já têm o primeiro compromisso marcado para a primeira quinzena de outubro, na cidade de São João Nepomuceno. “As missões serão divididas em três pontos. Na parte da manhã, pretendemos realizar a catequese. Já à tarde, as pessoas irão se empenhar no trabalho missionário, com visitas as residências do município. E por fim, à noite encerraremos com uma celebração. Lembrando que cada paróquia tem sua necessidade peculiar, mas pretendemos fazer tudo nos moldes da Jornada Mundial da Juventude, explica Loures, lembrando que as paróquias que desejarem receber a visita dos futuros missionários devem entrar em contato com a arquidiocese.

Cada pessoa que integrar o projeto Missionários Continentais terá que se comprometer um ano, como explica o arcebispo de Juiz de Fora. “Precisamos de jovens que assumam o compromisso de ser um missionário. Que tenham a vontade de participar da comunidade e principalmente de levar o Evangelho as outras pessoas.”

Todas as vigílias acontecerão na Capela do Seminário Santo Antônio, localizada na avenida Barão do Rio Branco 4516, no Alto dos Passos. No dia 30 de agosto, antes da Vigília do Sim, Dom Gil  irá celebrar uma missa às 21h30.

ACESSA.com - Arquidiocese de JF formar? jovens mission?rios para percorrer a regi?o