Cidade

Dia Nacional das Guardas Municipais: aprovados aguardam nomeação

Após seis anos do concurso, a publicação da sentença ainda não foi divulgada

Lucas Soares
Repórter
9/10/2013
Guarda Municipal

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, é comemorado o Dia Nacional das Guardas Municipais em todo o país, porém, em Juiz de Fora, algumas pessoas que não foram convocadas no concurso público, que ocorreu em 2007, ainda aguardam a nomeação. Instituída na cidade por meio da lei 11.206, de 2006, a Guarda Municipal teve seu primeiro e, até o momento, único concurso público feito no ano seguinte. Foram oferecidas 150 vagas para a nova função no município e a procura, consequentemente, foi grande, com mais de 8 mil inscritos. Após as provas, começaram os problemas.

Ainda na gestão do ex-prefeito Alberto Bejani (PSL), entre 2005 e 2008, foram nomeados os primeiros guardas municipais da cidade. Na ocasião, segundo José Guedes, um dos excedentes na prova, 147 vagas foram preenchidas, restando três vagas ociosas. Ele procurou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu-JF) e encontrou outros candidatos que também se mostraram indignados com a não convocação para todas as vagas. "Os problemas começaram ali, em 2007, quando anunciaram 150 vagas e não chamaram todos os aprovados. Desde então, fizemos várias reuniões com representantes da Câmara e da Prefeitura na gestão seguinte, do Custódio Mattos (PSDB), em busca de uma solução para o imbróglio", afirma.

Segundo Guedes, uma dessas reuniões foi feita com o atual prefeito, Bruno Siqueira (PMDB), quando ele ainda era o presidente da Câmara Municipal. "O Bruno nos recebeu e ouviu nossa história. Disse que os vereadores só poderiam tomar uma atitude perante uma ação do prefeito, que nada fez durante os quatro anos", lamenta Guedes, que espera há seis anos por um cargo no setor.

Ação na Justiça

Em 9 de fevereiro de 2012, o Sinserpu-JF entrou com uma ação coletiva cobrando explicações da Prefeitura sobre a demora nas nomeações e pedindo a nomeação das vagas excedentes. No ano passado, já eram 21. Julgado na última terça, 8 de outubro, o caso ainda aguarda a publicação da sentença.

Prefeitura se explica

A atual Secretária de Administração e Recursos Humanos e também comandante da Guarda Municipal, Andréia Goreske, lembra que o caso é antigo e, mesmo sem estar presente naquela administração, explica. "Em 2007 foram nomeadas 150 pessoas para realizarem o curso preparatório para a guarda. Destas, três não realizaram por algum motivo", afirma. No edital disponibilizado para a prova, os itens 3.7. (ter sido aprovado e classificado em todas as fases do processo seletivo) e 3.8. (ter apresentado desempenho satisfatório no curso de treinamento específico) são partes do critério eliminatório.

Ainda de acordo com Andréia, o efetivo da Guarda Municipal atualmente é de 120 pessoas, tendo, no caso, 30 vagas ociosas. Por conta da ação, a Prefeitura fica impossibilitada de realizar alguma nomeação. "É preciso aguardar a decisão judicial. O caso não pertence mais à esfera administrativa. O concurso tem a validade de quatro anos e esse prazo já passou. Sabemos a importância que a guarda tem hoje na cidade, estando presente em 20 pontos fixos, como o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, o Restaurante Popular e o Hospital de Pronto Socorro", diz.

Em 2013, a Guarda Municipal já atingiu a marca de mil registros de atendimento. A função da guarda, estabelecida em lei, é a proteção de bens, serviços e instalações do poder público municipal.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.