Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013, atualizada às 18h15

Em menos de 24h, Juiz de Fora tem 79 ocorrências em função das chuvas

Lucas Soares
Repórter
Queda de barragem

A Defesa Civil (DC) de Juiz de Fora registrou 79 ocorrências entre a meia-noite e às 15h40 desta segunda-feira, 2 de dezembro. Segundo informações do próprio órgão, o maior número de ocorrências está ligado à ameaça de queda de barranco, 24.

Em seguida vem as próprias quedas, com 13 chamadas. A DC também atendeu a sete chamadas para dar orientações técnicas preventivas. O caso de maior destaque foi na rua Izabel Pierre Feital, também com uma queda de barranco. A equipe da subsecretaria esteve no local, realizando as vistorias de praxe e doou uma lona para a cobertura do talude, para que seja evitado novo deslizamento. O trabalho de colocação da lona está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros. A família que reside na área atingida será desalojada, com destino a ser definido.

chuvasA Secretaria de Obras (SO) está priorizando as ocorrências relacionadas com barreiras e erosões, com prioridade no conserto de duas grandes erosões: uma na avenida Itamar Franco, próxima à Ascomcer, e outra na rua Omar Batista de Oliveira, no bairro Milho Branco. Em seis estradas vicinais houve queda de barreira e em cinco delas a SO está atuando desde a parte da manhã. A retirada de barreiras está sendo executada nas estradas de Pirapetinga, Humaitá (Morro do Sabão), Rosário de Minas, Varginha e Estrada do Vermelho (Igrejinha). Ainda nesta segunda-feira deve ocorrer a retirada de terra na Estrada do Privilégio, em Monte Verde. Além disso, a  SO trabalha na retirada de lama na rua Joana D´Arc, no Santa Cruz. Durante a manhã foi providenciada a limpeza da barreira na rua Coronel Quintão, no Monte Castelo, onde a via estava obstruída. No Novo Triunfo também foi retirada lama da via. A Empav registrou a queda de parte de uma árvore na rua Sebastião Alves Marcatto, no bairro Nova Era. As equipes de parques e jardins foram acionadas para o corte desta árvore e o recolhimento da ramagem. A Empav também realizou o recolhimento de galhos e ramagens no bairro Eldorado, proveniente de uma poda realizada pela Cemig.

A Cesama está concentrando os serviços emergenciais de limpeza em pontes e leitos de córregos, desobstruindo e dando maior escoamento ao fluxo d'água, evitando retenções. Os trabalhos estão sendo feitos em ruas nos bairros Democrata, Linhares, Ipiranga, Bandeirantes, Santa Paula e Santa Luzia.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a Prefeitura já está planejando as próximas medidas e aguarda o parecer oficial da Defesa Civil com os danos causados pelas chuvas nesta segunda.

ACESSA.com - Juiz de Fora tem 79 ocorr?ncias em fun??o das chuvas