Terça-feira, 21 de janeiro de 2014, atualizada às 08h24

Samu Regional começa a funcionar no dia 8 de fevereiro

Prefeito visita obras do Samu

Em visita às obras do Samu Regional na tarde da última segunda-feira, 20 de janeiro, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), anunciou a data de inauguração do Complexo Regulador: 8 de fevereiro. A solenidade deve contar com a presença do governador Antônio Anastasia (PSDB).

O Samu tem como principal objetivo agilizar o atendimento de urgência e emergência da cidade e região. O complexo será coordenado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste (Cideste), composto por 94 municípios. No total, 20 hospitais da região estarão credenciados para atender os pacientes, sendo três em Juiz de Fora, além do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que hoje é o único que faz esse serviço: Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (especializado em traumatologia e ortopedia), Hospital João Felício (cardiologia e neurologia) e Santa Casa de Misericórdia (cardiologia).

De acordo com o prefeito, o Samu fará a triagem e definirá rapidamente para onde o paciente vai ser encaminhado. Com isso, segundo Bruno, irá desafogar o atendimento do HPS e melhorar a urgência e emergência, pois se a pessoa sofrer um acidente de carro, por exemplo, vai ser encaminhada para o Hospital Therezinha de Jesus; se sofrer um AVC, irá para a Santa Casa.

Cerca de 750 profissionais estão fazendo treinamento, sendo que aproximadamente 600 serão contratados de forma imediata para começar os atendimentos assim que o Samu for inaugurado.  O sistema contará com 39 ambulâncias, sendo seis novas em Juiz de Fora. Além disso, são 27 bases do Samu na região que permitirão desafogar o atendimento nos hospitais da cidade, encaminhando pacientes para outras cidades como Muriaé.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)

ACESSA.com - Samu Regional come?a a funcionar no dia 8 de fevereiro