Cidade
Terça-feira, 4 de fevereiro de 2014, atualizada às 08h25

Cesama inicia rodízio no abastecimento em Juiz de Fora nesta terça

Cesama

A Cesama passará a realizar rodízio no abastecimento em algumas regiões de Juiz de Fora a partir desta terça-feira, 4 de fevereiro. A medida será adotada para que a companhia possa minimizar os transtornos causados à população em razão do calor intenso, da baixa umidade relativa do ar e, consequentemente, ao consumo elevado de água dos últimos dias.

O consumo médio diário registrado pela Cesama na cidade é de aproximadamente 164 litros por habitante. Devido ao calor prolongado, que teve janeiro como o período mais quente e seco das últimas décadas, essa média chegou a 200 litros por habitante ao dia. Com este consumo, a companhia tem uma capacidade instalada de produção de água suficiente para uma população de cerca de 515 mil habitantes, número já inferior ao apontado pelo último censo (516.247).

O rodízio

A interrupção no fornecimento de água será feita por regiões, e é preciso que toda a população colabore, evitando o desperdício. Durante o rodízio - que será feito esta semana, podendo ser prolongado pelos próximos dias - hospitais, unidades de saúde, escolas municipais e estaduais serão abastecidos com caminhões-pipa.

Confira abaixo a relação das regiões e o dia em que terão o abastecimento de água interrompido das 8 às 16 horas:

Terça-feira, 4 de fevereiro – Regiões Leste (parte) e Sudeste: Grajaú, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita, Bonfim, Marumbi, Três Moinhos, Linhares, Jardim das Flores, Boto, Vila Fortaleza, Santa Cândida, Santos Anjos, São Benedito, Vila Alpina, São Sebastião, Jardim do Sol, Bosque dos Pinheiros, São Bernardo, Aracy, Costa Carvalho, JK, Jardim da Lua, Bairro de Lourdes, Tiguera, Parque Serra Verde, Santo Antônio, Terras Altas, Jardim Esperança, Retiro, Pedras Preciosas, Parque das Palmeiras e Granjas Bethel.

Quarta-feira, 5 – Região Sul (parte): Santa Cecília, Mundo Novo, Alto dos Passos, Bom Pastor, Vila Ozanam, Furtado de Menezes, Olavo Costa, Vila Ideal, Granjas Primavera, Granjas Santo Antônio, Solidariedade, Guaruá, Boa Vista, Santa Luzia, Graminha, Cruzeiro do Sul e Bela Aurora.

Quinta-feira, 6 – Regiões Sul (parte) e Sudoeste: Jardim de Alá, Jardim América, Renascença, São Geraldo, Previdenciários, Ipiranga, Bela Aurora, Santa Efigênia, Jardim Gaúcho, Cidade Nova, Sagrado Coração de Jesus, Teixeiras, Cascatinha, Dom Bosco, São Mateus, Aeroporto, Granjas do Bosque Novo Horizonte, Jardim da Serra, Parque Jardim da Serra e Nova Califórnia.

Sexta-feira, 7 – Regiões Central e Leste (parte): Paineiras, São Mateus, Santa Helena, Jardim Glória, Santa Catarina, Vale do Ipê, Centro (parte), Marumbi, Santa Paula, Progresso, Bairu, Centenário, Eldorado, Nossa Senhora das Graças, Bom Clima, Quintas da Avenida, Bandeirantes, Parque Guarani e Vivendas da Serra.

Obras estruturais

Com a nova adutora de Chapéu d'Uvas, cerca de 900 litros de água por segundo serão adicionados ao sistema. Para receber essa nova demanda, a Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI), que fica no bairro Distrito Industrial, está sendo ampliada para tratar o dobro do volume de água que trata atualmente. Há, ainda, a estação de bombeamento (booster) implantada próximo ao Parque de Exposições. O equipamento, que já está em fase de testes, tem a capacidade de aumentar a velocidade da água nas redes da cidade, aumentando a oferta do produto para todo o município. Por fim, há a adutora de São Pedro e o reservatório de cinco milhões de litros de água no Bairro Caiçaras, que irão garantir satisfatoriamente o abastecimento da Cidade Alta e região. Algumas dessas obras têm previsão para ser inauguradas ainda este semestre.

Para resultados em menor prazo, a Cesama investe, ainda, na compra de conjuntos motobomba para atender diversas regiões. Os equipamentos já estão licitados e os trabalhos serão feitos a partir de março deste ano nas elevatórias Belmiro Braga (Bairro Bom Pastor), Encosta do Sol, Machado Sobrinho, Jóquei Clube, Vitorino Braga, Alto Grajaú, Parque Guarani e JK 2.

Com informações da Cesama

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.