Titulo da materia

Bigode

Andréa Moreira
Repórter
21/06/2013

Nos últimos dias o Brasil está tomado por uma onda de manifestações. O que começou devido ao aumento

A onda de manifestações atinge o Brasil nos últimos dias.  semanas  Lorem ipsum dolor sit amet consectetuer mauris id tempus nisl Nam. Tortor venenatis rutrum justo pulvinar consectetuer dui volutpat neque enim id. Interdum Curabitur sed sociis in tincidunt ac pellentesque magnis est laoreet. Ut Sed dui In pretium condimentum Praesent felis sit cursus Phasellus. Morbi tellus vestibulum mattis justo eget sapien metus.

Curabitur rhoncus lacus faucibus ac elit quis tincidunt Quisque egestas ac. Urna condimentum vitae fermentum at eget eros leo semper fames non. Parturient non Nunc sed id nibh et sem In Praesent diam. Tincidunt ornare dictum vitae Noite de terça-feira (18).

Acompanhamos uma enorme manifestação popular nas principais ruas da maior cidade do Brasil e em várias outras capitais. Manifestações que repetem as de ontem, segunda-feira (17), e mobilizam centenas de milhares de pessoas e que levam para às ruas os mais variados descontentamentos contra o governo de plantão e decisões das elites nacionais.
Manifestações que começaram por conta de aumento de passagens de ônibus em São Paulo. Foram ampliadas rapidamente e hoje, no sexto dia,  trazem as ruas várias insatisfações.

Por mais que alguns veículos de comunicação tentem diluir o leque de insatisfações da população brasileira, algo importante está claro nesse enorme movimento. As grandes mobilizações estão ocorrendo em pleno período da Copa das Confederações e não estão aliviando para quatro entidades distintas  umbilicalmente casadas para a Copa do Mundo - a FIFA, a CBF, o governo brasileiro e a Rede Globo.

É fato que as grandes mobilizações estão sendo puxadas por jovens de classe média e já contam, por seu crescimento avassalador, com pessoas de todas as classes sociais. A classe média está mostrando, através de seus jovens, total descontentamento com o fato de o país investir bilhões de dinheiro público para garantir uma boa foto da Copa do Mundo para europeu ver, e está colocando debaixo do tapete a oferta dos serviços públicos como é o caso da falência dos hospitais brasileiros.