? carnaval! Cuide-se para a folia

Por

Volta para Carnaval 2000

Cuide-se para a folia
e tenha bem mais do que quatro dias de felicidade...

O carnaval ? a festa popular mais importante do Brasil. Nos quatro dias de folia, a alegria ? geral no pa?s. O samba vira hino nacional e ningu?m se lembra sequer de crise econ?mica. Mas n?o custa nada tomar alguns cuidados com a sa?de, afinal de contas, em 2000 tem mais carnaval...


A primeira dica para um carnaval saud?vel quem d? ? o Minist?rio da Sa?de. Esta dica dispensa at? coment?rios:

Vale ? pena ler as outras dicas:


Para n?o se arrepender:
?gua, muita ?gua! E sucos de frutas, aquela ?gua de coco...

Nosso carnaval ? de 40 graus. Por isso n?o podemos esquecer de repor a ?gua e os nutrientes que perdemos atrav?s da transpira??o e do esfor?o f?sico durante a folia. Temos que dar aten??o especial aos l?quidos que vamos ingerir. As bebidas alco?licas desidratam. ? sempre aconselh?vel beber ?gua, ou sucos de frutas, ou ?gua de coco, durante e depois de ingerir bebida alco?lica.

Maldita ressaca!

O que fazer quando voc? acorda no dia seguinte e o mundo roda, a cabe?a d?i e o est?mago embrulha? Com certeza, deve ter exagerado na noite anterior. Mas arrepender-se n?o ? o melhor rem?dio. A ?nica sa?da ? prevenir-se da ressaca antes da festa, e remedi?-la depois.

  • Antes da festa
    Alimente-se bem antes de beber. O ?lcool ? assimilado mais facilmente quando se bebe de est?mago vazio. Ingira alimentos substanciais como queijo ou salada de frutas. Beba muita ?gua antes de ingerir a bebida alco?lica.

  • Durante a festa
    Evite as falsifica?es. Por exemplo: no dia seguinte, o u?sque falsificado ? mais sentido que o leg?timo. As bebidas destiladas, como o u?sque, a vodca e o gim atacam mais o est?mago, por terem maior concentra??o de ?lcool. Coma enquanto bebe e n?o esque?a de beber devagar, saboreando cada dose (esse ? um ?timo truque para se beber menos por muito mais tempo).

  • No dia seguinte
    Tome bastante ?gua e sucos, em pequenas doses, para reidratar-se. Que tal ?gua de coco? N?o evite o v?mito e a diarr?ia. ? a maneira do organismo esvaziar naturalmente, para come?ar a melhorar. Evite tomar analg?sico ? base de aspirina (?cido acetilsal?cico) para curar a dor de cabe?a ou aliviar o est?mago. Evite tamb?m os efervecentes, como o Sonrisal. Ingira alimentos leves e pastosos no dia seguinte (como sopas e sucos de frutas). Coca-Cola ? ?timo, mas antes retire o g?s, que pode distender o est?mago e com isso aumentar o mal estar.


O ?lcool e a dire??o

Beber antes de dirigir ou dirigir depois de beber s?o as a?es mais criminosas do tr?nsito brasileiro. Ano a ano, 50% de todas as mortes em acidentes de tr?nsito s?o provocadas pela ingest?o de ?lcool. Para curtir o carnaval com seguran?a, se ligue nas dicas:

Quem dirige na volta? Como voltar para casa em seguran?a?
Se voc? pretende sair de casa de carro para curtir o carnaval, ? bom fazer esta perguntinha bem antes de pagar a primeira rodada de cerveja para os amigos. ? cada vez mais difundida em todo mundo uma forma de organiza??o entre pessoas que saem juntas para se divertir: o motorista da vez. Escolhe-se, pelo crit?rio que o grupo achar mais conveniente, aquele(a) que ser? respons?vel por dirigir na volta do programa. Esta pessoa tem a responsabilidade de se manter s?bria e dever? conduzir a todos com seguran?a.

Como organizar um sistema de motorista da vez?

  1. Escolha com anteced?ncia ? Nomeie seu motorista antes de sair de casa, ou quando voc? estiver organizando seu programa, ou assim que todos estiverem dentro do carro. N?o espere chegar ao evento, restaurante, reuni?o ou bar.
  2. Reveze ? Se voc? sai freq?entemente com a mesma pessoa ou grupo, concorde em se oferecer como o motorista da vez.
  3. D? o exemplo ? Seja o primeiro a assumir sua vez como motorista, e enfatize esta atitude perante o grupo.
  4. Leve apenas um jogo de chaves ? Esteja certo de que o motorista da vez ? a ?nica pessoa a ter as chaves do autom?vel.


Como lidar com algu?m que quer dirigir embriagado?

?s vezes o papel de "bebedor respons?vel" implica lidar com pessoas n?o t?o respons?veis. Ao ver que a pessoa que j? bebeu acima de seu limite pretende assumir o volante de um carro, voc? deve concluir que essa pessoa n?o est? mais em condi?es de pensar com clareza sobre a sua seguran?a e a dos outros.

O que fazer?

  1. Tente argumentar com a pessoa ? Fale com ela sobre as conseq??ncias de dirigir embriagado.
  2. Tome outras provid?ncias ? Fa?a com que um amigo s?brio ou t?xi (pago de antem?o, se poss?vel) leve a pessoa a seu destino.
  3. Fique firme ? N?o se deixe levar pela ilus?o da pessoa b?bada de que ela pode dirigir. "Apenas esta vez" n?o deve servir como argumento. Lembre-se de que s? ? preciso uma vez para que um acidente ocorra.
  4. Pegue as chaves ? Se isso n?o for poss?vel, dadas as circunst?ncias, ser? leg?timo esconder as chaves do carro, poupando a pessoa embriagada e seus eventuais acompanhantes dos riscos desta situa??o. E n?o se sinta culpado, pois voc? lidou com uma situa??o muito desagrad?vel e manteve esta pessoa e todos em sua seguran?a. Voc? foi ?tico e solid?rio e por isto voc? merece os parab?ns.

Volta para Carnaval 2000