Atendimento no Sine duplica com a greve do Ministário do Trabalho

Por

Quarta-feira, 18 de novembro de 2009, atualizada às 13h

Atendimento no Sine duplica com a greve do Ministério do Trabalho

Pablo Cordeiro
*Colaboração

A agência do Sistema Nacional de Empregos em Juiz de Fora (Sine) está atendendo às demandas de emissão de carteira de trabalho e recebimento do requerimento de seguro-desemprego, devido à greve dos servidores da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, iniciada no dia 13 de novembro. Segundo o diretor do Sine, Juracy Scheffer, o movimento dobrou na agência.

"Estamos trabalhando em parceria com o MTE e vamos continuar até a greve terminar. Trinta carteiras de trabalho são emitidas por dia e 80 requerimentos de seguro-desemprego são protocolados. Anteriormente, o número de requerimentos chegava a 40 ou 50", explica Scheffer. Ele ainda acrescenta que, após a normalização dos atendimentos, será feita uma negociação para que estes serviços também sejam feitos no Sine.

Para emissão de carteiras de trabalho, o horário de funcionamento é das 8h30 às 12h, e para os requerimentos de seguro-desemprego, das 8h30 às 16h, ambos de segunda a sexta-feira. O Sine também atende a demandas de intermediação trabalhistas entre empregados e empresas e cadastramento de pessoas desempregadas. A agência está localizada na rua Halfeld, 781, Centro.

Greve

A greve no MTE permanece por tempo indeterminado. Segundo o chefe do setor de relações do trabalho da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, José Tadeu de Medeiros Lima, o atendimento no MTE funciona em caráter emergencial, sem senha. "A fiscalização do trabalho está de plantão e atendendo a solicitações de segurança à saúde e de legislação trabalhistas, como homologações e rescisão de contrato de trabalho." O plantão é das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes