Terça-feira, 20 de dezembro de 2016, atualizada às 16h59

Verão começa nesta quarta-feira com dias mais longos e chuvosos

Da redação
foto

O verão começa oficialmente às 8h44 desta quarta-feira, 21 de dezembro, pelo horário de Brasília. A hora marca o solstício da estação, quando o sol atinge o ponto mais distante do Equador. Mesmo sendo considerado o período mais quente do ano, os juiz-foranos podem esperar para os próximos meses por um clima mais fresco, devido as chuvas contínuas, com aumento das temperaturas entre as precipitações. Outra característica do verão são os dias mais longos.

O meteorologista Cléber de Azevedo, do 5° Distrito em Belo Horizonte, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca que a causa das sensações térmicas mais amenas são as condições próximas à neutralidade do fenômeno La Niña. “As temperaturas vão ficar na média, pois temos este fenômeno de fraca intensidade atuando que não permitem que os termômetros subam muito. Por isso, já tivemos massa de ar frio em novembro e dezembro. É possível que as condições de chuva sejam normais ou um pouco acima da média em diferentes regiões do Estado”, destaca.


Entre dezembro, janeiro e fevereiro, as chuvas devem ficar ligeiramente acima da média na Zona da Mata mineira. As temperaturas ficam dentro da normalidade em todas as regiões de Minas.

Economia de energia

Alguns hábitos simples podem ser adotados sem perda do conforto no verão e também podem atenuar o aumento do consumo. Além de reduzir a conta de energia no fim do mês, a população pode ajudar na recuperação dos reservatórios em todo o país.

Uma das principais medidas é a mudança da chave de temperatura do chuveiro, nesta época do ano. O chuveiro é um dos equipamentos que mais consome energia, devido à sua potência – que é muito alta.

Mudando o seletor de temperatura da posição “inverno” para a posição “verão”, a potência é reduzida em 30%, proporcionando uma economia no consumo residencial ao final do mês de até 10%. Além disso, como os dias são mais longos nesta estação do ano, os consumidores podem aproveitar a iluminação natural e diminuir a utilização das lâmpadas.



ACESSA.com - Ver?o come?a nesta quarta com dias mais longos e chuvosos