Ar condicionado Cuidados com a manutenção evitam problemas alérgicos e respiratórias

Renata Solano
*Colaboração
03/12/2007

Com a chegada do verão e, portanto do ar quente, muitas pessoas resolvem lançar mão de aparelhos que amenizam a sensação de calor. Ventiladores e aparelhos de ar condicionado se configuram como uma boa pedida.

E, quem já tem o aparelho de ar condicionado em casa, esquece quase sempre de fazer a manutenção, assim fica exposto aos problemas de saúde como alergia e distúrbios respiratórios.

"No verão a incidência de problemas alérgicos e respiratórios é menor que no inverno por causa da menor quantidade de fungos, por exemplo, no entanto, o uso indiscriminado de ar condicionado pode gerar distúrbios respiratórios, principalmente quando o equipamento não está bem regulado e limpo", orienta o médico alergista Aristeu José de Oliveira.

A limpeza dos filtros deve ser feita regularmente e, se o ar condicionado é ligado todos os dias o correto seria fazer essa limpeza duas vezes por semana. No entanto, o ideal é fazer a manutenção preventiva todo ano. com uma empresa que faz limpeza e manutenção nesses aparelhos.

"No caso da sujeira estar na máquina é recomendada a consulta a um técnico. Em alguns casos só produtos químicos poderosos podem limpar o ar condicionado. Se o seu ar condicionado fica muito tempo ligado, o ideal é sempre chamar um técnico para que ele faça visitas periódicas", explica o proprietário de uma loja de venda e manutenção de aparelhos de ar condicionado, William Rogério Campos Amaral.

Como escolher o equipamento mais adequado

Foto do aparelho  ar condicionado Com o intuito de escolher o melhor aparelho para implantar no ambiente, é preciso levar em conta fatores como: dimensões do lugar, exposição ao sol, portas, janelas ou vão permanentemente abertos, números de pessoas, atividades que elas estão realizando e a potência dos equipamentos.

O tipo de ar condicionado para janela ou parede, é um dos mais utilizados e é, também, o mais barato. Esse modelo, trabalha fazendo uma renovação contínua do ar fresco. Deve ser instalado embutido na parede.

O aparelho portátil é bem prático porque se adequa aos diferentes tipos de ambientes da casa e tem custo zero de instalação. Assegurando a renovação do ar, esse modelo expele o ar quente para fora do ambiente através de um tubo de descarga e traz o ar frio para o interior.

O aparelho split tem ganhado muito espaço no mercado. Ele pode ser fixo ou móvel e tem duas partes diferentes: uma é instalada no interior e a outra fica do lado de fora da residência. No entanto, para realizar a instalação correta é preciso sempre o acompanhamento de uma mecânico especializado e, portanto, tem-se um custo com isso.

Os sistemas centrais são recomendáveis para ambientes maiores porque faz a climatização de muitos ambientes simultaneamente. No entanto, ele pode ser utilizado, de acordo com a necessidade e finalidade, em espaço menores. Apresenta, em sua maioria, maior custo de aquisição, operação e manutenção. São muito silenciosos. Geralmente, não ficam visíveis nas fachadas de prédios.

Segundo William, o preço de manutenção preventiva dos aparelhos varia entre R$ 80** e R$ 170**, dependendo do modelo, estado e tamanho do aparelho.

Instalação

Locais com muita incidência de luz e calor atrapalham o bom funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, por isso a escolha do local onde vai ser instalado implica num maior ou menor rendimento do equipamento. A dica pode ser a colocação de persianas e cortinas para filtrar um pouco da luz e calor do sol.

Mas é preciso tomar cuidado para que elas não fiquem na frente do aparelho impedindo seu funcionamento perfeito, porque o ar precisa circular livremente.

Outro cuidado é evitar que a parte de trás do aparelho esteja voltada para locais fechados como cômodos internos, corredores e garagens, por exemplo.

De qualquer forma o mais indicado é, na hora de escolher o local de instalação do ar condicionado, fazer a consulta com um especialista mecânico, arquiteto ou engenheiro, para escolher o local mais indicado e que possibilite maior aproveitamento e rendimento do aparelho.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

**Preços fornecidos em dezembro de 2007