Chuvas fortes dão tr?gua, mas h? previsão de pancadas na Zona da Mata ainda esta semana

Por

Segunda-feira, 3 de janeiro de 2011, atualizada às 17h21

Chuvas fortes dão trégua, mas há previsão de pancadas na Zona da Mata ainda esta semana

Clecius Campos
Repórter

As chuvas fortes que assolaram a Zona da Mata de Minas Gerais nos últimos onze dias deram uma trégua e chegaram com menor intensidade a Juiz de Fora e região, causando poucos problemas. No entanto, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) alerta para a possibilidade de chuvas de forte intensidade nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Oeste.

O órgão prevê que o volume de precipitação acumulado entre esta segunda-feira, 3 de janeiro, e a quarta-feira, 5, poderá chegar a 100 mm. A Cedec-MG recomenda atenção ao maior risco de deslizamentos, enchentes, inundações, desabamentos e alagamentos, aconselhando que seja evitada a permanência em áreas de risco ou em locais que ofereçam pouca proteção.

Do último dia 31 até esta terça-feira, as chuvas fortes deram descanso à população da Zona da Mata. Em Juiz de Fora, neste período, foram registradas 40 ocorrências, todas sem gravidade. Foram dez na região Leste, oito na Nordeste, oito na Norte, seis na Sudeste, cinco na Sul, duas na Oeste e uma no Centro (ver mapas). Os chamados de maior incidência foram sobre ameaças de escorregamento de talude, infiltrações em lajes e orientações técnicas preventivas.

Em Barbacena, o secretário de Defesa Social, Jorge Luís Lopes de Oliveira, afirma que foram registradas 15 ocorrências, no período, sendo todas de menor gravidade e sem vítimas. "Quando a chuva vem mais forte, o alerta é maior. Ainda está chovendo em Barbacena, mas é aquela chuva leve, como está sendo vista em Juiz de Fora."

Em Muriaé, as chuvas continuam, porém, mais amenas. Desde o dia 31, foram 13 chamados e vistorias realizadas, sendo nenhuma grave. Segundo informação da Defesa Civil do município, as últimas semanas, consideradas as mais conturbadas, foram capazes de fazer com que o volume de chuvas ficasse 104% acima da média histórica. A situação é também tranquila em Ubá. A Defesa Civil local informou ter atendido ocorrências de pouca gravidade, a maioria relacionada ao acúmulo de lama e sujeira causadas pelas chuvas. Até as 15h desta segunda-feira, foram registrados sete chamados.

A trégua ajuda Cataguases a voltar ao normal. As 68 pessoas desabrigadas devido a inundações no município começaram a voltar para suas casas no dia 1º de janeiro. Nesta terça-feira, 46 desabrigados puderam retornar aos seus lares. A Secretaria de Assistência Social de Cataguases orientou que todas as famílias atingidas fizessem inscrições no programa Minha Casa, Minha Vida, por viverem em locais de inundações e até insalubres. Na cidade, 464 apartamentos estão sendo construídos pelo programa.

Cataguases, porém, continua em situação de emergência. A Defesa Civil da cidade manteve esquema de plantão durante todo o final de semana. Desde a última semana, 90 vistorias foram realizadas pelo órgão. No bairro Leonardo, duas casas foram interditadas e as famílias, levadas para casas de parentes. Um barranco ameaça desmoronar no local. No Centro, parte da fachada de um prédio antigo veio a baixo, mas não há risco para as casas próximas.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken