TRT estabelece 10,63% de reajuste para motoristas e cobradores, porém greve continua

O fim ou não da greve só será decidido após a realização de assembleia. Enquanto isso, 80% dos ônibus continuam a circular em Juiz de Fora

Andréa Moreira
Repórter
7/3/2013
Reunião Sinttro/Astransp no TRT

Os representantes da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttro) chegaram a um acordo na reunião realizada nesta quinta-feira, 7 de março, no Tribunal Regional do Trabalho, em Belo Horizonte. Segundo o presidente do Sinttro, Adilson Antônio Rezende, o desembargador instrutor, Jorge Berg de Mendonça, estipulou um índice de reajuste salarial de 10,63%.

"Nós acatamos a proposta estabelecida, afinal, chegamos à última instância. Porém, este valor será levado para a diretoria do sindicato nesta sexta-feira (8), para então marcarmos uma assembleia, na qual apresentaremos tudo o que foi discutido na reunião para nossos companheiros", afirma Rezende, ressaltando que a assembleia deve ser realizada na próxima terça, 12, ou quarta-feira, 13. A Astransp também deverá agendar para terça-feira uma reunião com os empresários do transporte coletivo da cidade.

O presidente do Sinttro destaca, ainda, que a reunião, que teve início às 10h e só terminou pouco depois das 17h, foi tensa. "Foi uma reunião demorada e desgastante, afinal, tivemos que expor todos os argumentos novamente, mas, desta vez, para a autoridade do TRT", destaca Rezende, lembrando que, além do reajuste salarial estipulado, o desembargador manteve todos os benefícios acordados em reuniões anteriores.

De acordo com a assessoria da Astransp, o reajuste será dividido em duas vezes. De imediato, os funcionários receberão 6,63%, valor referente ao índice do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e o restante, ou seja, mais 4%, a partir de agosto.

Na última reunião entre as partes, realizada na última quarta-feira, 6, e se estendeu por quase cinco horas, a Astransp ofereceu um reajuste de 9,63%. Segundo a assessoria do sindicato, a proposta final da Astransp foi apresentada aos motoristas e cobradores, ainda na noite de quarta-feira, porém foi rejeitada pela categoria.

Greve

Apesar do índice salarial já definido, o Sinttro manterá a greve, cumprindo a determinação do TRT de permitir que 80% dos ônibus circulem pela cidade. "Nós temos que levar o fim ou não da greve para assembleia. É a maioria dos funcionários que irá decidir", explica Rezende. O presidente do Sinttro, em entrevista ao Portal ACESSA.com, lamenta o transtorno que a greve vem causando à população. "Pedimos desculpas, já que sabemos que muitos sofreram com o transtorno. Porém, estamos lutando pelos nossos direitos".

Ônibus

No último levantamento realizado pela Astransp, às 17h45, dessa quinta-feira, 7, 471 ônibus estavam circulando no município. Confira:

  • Ansal – 50;
  • São Cristóvão – 32;
  • Santa Luzia – 100;
  • Tusmil – 85;
  • Gil – 70;
  • São Francisco – 90;
  • Norte – 44.

ACESSA.com - TRT estabelece 10,63% de reajuste, por?m greve continua