Projeto de revitalização da Praça da Estação é aprovado pelo Iphan

Superintendente do órgão anuncia que edificações do Museu Mariano Procópio estão perto de passar por tombamento federal

Thiago Stephan
Repórter
22/5/2012
Praça da Estação

O projeto para revitalização da Praça da Estação foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 22 de maio, pelo secretário de Administração e Recursos Humanos, Vítor Valverde, e pelo superintendente do Iphan em Minas Gerais, Leonardo Barreto, que também anunciou que as edificações do Museu Mariano Procópio estão próximas de receberem tombamento federal. A aprovação foi considerada por Valverde como o sinal verde para a Prefeitura buscar a efetivação do projeto.

Segundo Barreto, o projeto foi aprovado por respeitar o patrimônio de um dos principais pontos históricos da cidade. "Trata-se de um trabalho respeitoso com as edificações do conjunto que o cerca. Respeito às características essenciais dos imóveis e ao mesmo tempo, ousado, arrojado. Essa coragem foi o grande mérito", classificando-o como o projeto de revitalização mais importante do estado atualmente.

Valverde destacou a qualidade do projeto sob a responsabilidade do arquiteto Nikola Arsenic, "foi 100% aprovado pelo Iphan, sem nenhum retoque. São vários prédios e uma enorme complexidade". O secretário revelou ainda que o Iphan aprovou a utilização de recursos da iniciativa privada e bem como a busca de novos parceiros.

Verbas para a realização das intervenções poderão sair do próprio Iphan-MG. "Nós também estamos trabalhando na busca de recursos, seja por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura ou de outros órgãos federais. Também estamos buscando aporte financeiro dentro do próprio orçamento do Iphan, já que uma das linhas de recursos é justamente a preservação do patrimônio ferroviário."

De acordo com Valverde, a previsão é que a primeira parte do projeto seja feita ainda este ano. Mas, para isso, precisa ter aprovação em outros dois órgãos: o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Esta etapa prevê a intervenção no Largo da Praça da Estação, demolição do prédio operacional, remodelação da passarela, valorização do prédio da Estação Central e valorização do prédio da Estação Leopoldina. Para isso, o ponto de ônibus da avenida Francisco Bernardino será deslocado para a rua da Bahia. A própria avenida terá o seu trajeto alterado, aumentando a área de passeio em frente à estação.

O projeto foi apresentado em 3 de maio de 2011. Na oportunidade, para essas intervenções seriam necessários R$ 2,5 milhões, sendo que uma empresa ferroviária sediada em Juiz de Fora financiaria parte das obras com R$ 1,5 milhão. Na época, essa possibilidade foi apontada como um facilitador para que se buscasse o restante dos recursos por meio da Lei Rouanet.

Museu Mariano Procópio

Durante a entrevista coletiva, Barreto comentou a situação do Museu Mariano Procópio. "Encontra-se no Iphan a proposta de tombamento federal dos edifícios e jardins do museu, o que o Iphan-MG está propondo ao Iphan federal. Será definido pelo conselho consultivo", disse Barreto.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Projeto de revitaliza??o da Pra?a da Esta??o ? aprovado pelo Iphan