Sexta-feira, 1 de agosto de 2014, atualizada às 16h10

Buracos no Calçadão da rua Halfeld causam transtornos à população

Vívia Lima
*Colaboração

O Calçadão da Rua Halfeld, conhecido pela formação de mosaicos em pedras portuguesas, característica marcante em Juiz de Fora, precisa de manutenção devido ao grande número de buracos.

No início da semana, o produtor de eventos, Wanderlei Faini, publicou em uma rede social fotos das fissuras ao longo do Calçadão, tentando buscar uma solução após torcer o pé devido a essas irregularidades. Faini disse que vai continuar publicando as fotos, até que tenha uma resposta por parte da Prefeitura. "Caí e derrubei uma barraca que estava perto. Vou continuar tentando, se não resolver agora, eu aguardo a próxima gestão."

Os buracos causam prejuízos aos pedestres, sobretudo a cadeirantes e pessoas com outras dificuldades de locomoção. O cadeirante Fernando Littieri conta que há dois anos sua namorada, também cadeirante, caiu devido a irregularidades do local. "Entendo que o piso é patrimônio da cidade, mas já está arcaico. Para nós cadeirantes, existe uma dificuldade muito maior para se locomover, e por ser uma área central necessita de mais cuidado."

O aposentado Raimundo Nonato afirma que o problema não é característico somente do Calçadão, mas de toda a área central da cidade, como as ruas Mister Moore e São João."

Um vendedor ambulante, que não quis se identificar, declarou que desde a semana passada ele testemunhou nove tombos próximo ao local que trabalha, a maioria por mulheres que utilizavam sapato de salto alto. Outro comerciante relatou que na tarde do dia 31 de julho (quinta-feira), um senhor caiu tropeçando numa pedra solta no Calçadão. Ele disse ainda que a área sofre com a iluminação precária. "Depois das 18h, fica ruim andar por aqui, as luzes são fracas e algumas não acendem há vários dias", conta.

O cadeirante Ronaldo Mineiro, afirma que estes problemas vêm desde o mandato anterior, e as irregularidades são um incômodo. "Tenho sorte pois minha cadeira é motorizada. No entanto, para àqueles que a cadeira é manual, é muito pior." Para ele, "a cidade carece de uma reforma geral. Vejo, quem não é cadeirante tropeçar e cair constantemente. Algumas, já vi machucar."

A Secretaria de Obras informou que possui uma equipe responsável pelo reparo dos Calçadões da Halfeld, São João e do Parque Halfeld, além de alguns outros pontos da região central, que são de responsabilidade da Prefeitura. A manutenção é periódica. "Atualmente, a equipe está trabalhando no reparo do passeio do Parque Halfeld, onde foram abertas valetas para a revitalização da iluminação do espaço. A previsão é que após finalizado o serviço, a equipe corrija as falhas no calçamento. Por enquanto, não existe previsão da troca do piso do Calçadão", declara chefe do Departamento de Operação e Manutenção de Obras da Secretaria de Obras, Domingos Gouvêa

De acordo com o setor, o buraco próximo às Lojas Americanas tem causado transtornos à população. Na próxima semana um funcionário irá fazer o reparo. O órgão ainda informou que os deslocamentos das pedras são causados, em sua maioria, pelo trânsito de carros forte no local, uma vez que o piso não tem força para suportar a sobrecarga. Por lei, carros fortes têm trânsito livre em qualquer lugar, por isso não pode ser impedido de circular.

Iluminação

Quanto às reclamações de iluminação da Halfeld, o diretor da Divisão de Energia e Eletrificação da Empav, Wilson Ferrareze, informou que ocorre manutenção pontual nas luminárias quando acontece algum problema e vai ao local verificar a situação. "As obras realizadas recentemente por uma empresa particular afetaram a rede elétrica. Está previsto para o fim do ano, a troca da rede elétrica, revitalizando a iluminação da rua."


*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Buracos no Cal?ad?o da rua Halfeld causam transtornos ? popula??o