Quinta-feira, 6 de novembro de 2014, atualizada às 09h40

Estação de Tratamento de Esgoto União-Indústria receberá verbas federais

Ainda em construção, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que está sendo erguida no bairro Granjas Bethel, foi selecionada no Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), do governo federal, para receber verbas pelo esgoto tratado.

O programa, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), prevê o pagamento de R$ 3.318.000 (três milhões e trezentos e dezoito mil) pelo esgoto tratado, com o objetivo de estimular o tratamento dos efluentes nos municípios. O valor deve ser liberado gradativamente, a partir do funcionamento da estação, previsto para início do segundo semestre de 2015.

A ETE União-Indústria prevê o tratamento dos efluentes das regiões centro, sudeste, leste e oeste da cidade, atuando com uma vazão máxima de 864 litros por segundo, o que vai representar cerca de 70% de todo o esgoto produzido em Juiz de Fora. A construção da estação integra as obras de despoluição do Rio Paraibuna, orçadas em cerca de R$ 130 milhões nesta primeira etapa. Desta forma, o rio receberá o lançamento de um esgoto tratado, melhorando a qualidade das águas das sub-bacias de contribuição e, consequentemente, da Bacia do Paraíba do Sul.

Com informações de PJF.

ACESSA.com - Esta??o de Tratamento de Esgoto Uni?o-Ind?stria receber? verbas federais