Em trás dias, JF registra metade da chuva prevista para janeiro

Por

Em tr?s dias, JF registra metade da chuva prevista para janeiro

Em três dias, JF registra metade do volume de chuva previsto para janeiroDurante o fim de semana foram contabilizados 158,3 milímetros. Em Muriaé, foram 127 milímetros, e em Cataguases, o volume chegou a 144 milímetros

Victor Machado
*Colaboração e
Aline Furtado
Repórter
30/1/2012

Durante o fim de semana, Juiz de Fora registrou 158,3 milímetros de chuva. O volume representa 52% do esperado para todo o mês de janeiro, o equivalente a 299 milímetros. Na cidade, o acumulado no mês já alcançou 385 milímetros. De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, de sexta-feira, 27, para sábado, 28, a cidade registrou 39,5 milímetros de chuva. De sábado, dia 28, para domingo, dia 29, o volume subiu para 61,8 milímetros. Já nas últimas 24 horas, foram contabilizados 57 milímetros.

Com tanta chuva, a Defesa Civil registrou 69 ocorrências entre a última sexta-feira, 27 de janeiro, e as 8h desta segunda-feira, dia 30. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Obras (SO), no bairro Parque Guarani, foi registrado o desabamento de uma laje. Com a queda, uma residência vizinha teria sido atingida. Os moradores foram retirados do local, mas ninguém ficou ferido. Já no bairro Granjas Betânia, um deslizamento de terra causou a interdição e a retirada de famílias de quatro casas. Ninguém ficou ferido. O maior número de ocorrências registradas foi referente a ameaças de deslizamentos ou escorregamentos de talude.

A previsão é de que o tempo permaneça chuvoso até quarta-feira, dia 1º. "Nesta terça-feira, 31, o céu ficará claro a parcialmente nublado, passando a nublado com chuvas isoladas no final da tarde. A partir de quinta-feira, 2, o tempo melhora e as temperaturas tendem a subir", afirma o meteorologista Cléber de Souza. A mínima na região deve girar em torno de 11º C e 13º C e a máxima, entre 29º C e 31º C.


Chuva deixa diversas ruas da cidade alagadas
Acidente

Durante a forte chuva que caiu sobre Juiz de Fora no último domingo, dia 29, foi registrado um acidente na Garganta do Dilermando. Um carro chocou-se contra um poste. O condutor, de 34 anos, ficou ferido, sendo levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde encontra-se sedado e entubado, apresentando quadro estável. Já o carona, de 17 anos, está em observação no HPS, com escoriações leves nas pernas.

A região ficou sem energia devido à queda do poste de iluminação. A energia foi restabelecida por volta de 1h30 desta segunda-feira, 30. Entretanto, como o poste foi substituído nesta manhã, foi necessária nova interrupção.

Chuva na região

A chuva forte também atingiu cidades da região. Em Muriaé, a Defesa Civil elevou o nível de atuação para estágio de atenção. Entre sexta-feira, 27, e domingo, 29, foram registrados 127 milímetros de chuva. A previsão para a cidade é de que, nos próximos três dias, os índices pluviométricos cheguem a 44 milímetros, sendo 19 milímetros nesta segunda, 30, mais 20 milímetros na terça, 31, e 5 milímetros na quarta, 1º.

Já a Defesa Civil de Cataguases informou que, durante o fim de semana, a cidade somou 144 milímetros de chuva. Porém, como não houve registro de fortes chuvas em cidades vizinhas por onde passa o rio Pomba e seus afluentes, o nível do rio é 3,90 metros e já está baixando. O órgão descarta a possibilidade de subida.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Mariana Benicá