Adesivos de vinil fazem sucesso na decoração de interiores De rápida aplicação e preço acessível, as peças caíram no gosto da população. A criatividade é que dita o tom da decoração

Daniele Gruppi
Repórter
02/03/2009

Esqueça o papel de paredes ou quadros para decorar o apartamento, clínica ou escritório. Segundo a arquiteta Juliana Mara, a tendência, agora, é usar adesivos. "As peças em vinil conferem um estilo contemporâneo ao ambiente."

Ela afirma que há dois anos os adesivos de vinil viraram hit, por serem de rápida aplicação e preço acessível. "Eles dispensam pedreiros e tintas." O valor da peça é determinado conforme o tamanho, cor e complexidade do desenho. O metro quadrado de uma gravura pode variar entre R$ 35* e R$ 50*.

Juliana garante que o adesivo não danifica a parede. "Quando a pessoa enjoar, pode tirá-lo e colocar outro, transformando o ambiente."

Outra vantagem das peças é a possibilidade de personalização. "A pessoa pode escolher diferentes desenhos e pode também utilizá-lo não só em paredes, como em vidros, azulejos, armários e espelhos." A onda de personalizar também domina os objetos. Segundo a arquiteta, vale usar adesivos em geladeiras, torradeiras e bandejas. A criatividade é que dita o tom da decoração.

Aplicação

Para aplicar os adesivos, Juliana diz que a superfície deve estar limpa. Ela aconselha a passar álcool e esperar secar por cerca de 30 minutos para melhor aderência. Em seguida, deve-se dispor o desenho na posição desejada, firmando-o com fita crepe. Dessa forma, se a pessoa errar, não perderá o adesivo, pois ele é de aplicação única.

Se o desenho for grande, o ideal é começar pelas partes maiores. Ao certificar-se de que o desenho está correto e na posição desejada, é hora de retirar o papel branco progressivamente, fixando o adesivo na parede e deixando-o colado apenas no papel transparente. Para não enrugar, a arquiteta aconselha a usar uma espátula.

Após aplicar o adesivo, retire o papel transparente. Apenas o adesivo estará fixo. Se ao final, a pessoa constatar que não conseguiu evitar as bolhas, a dica é usar uma agulha fina para furá-las. Caso o desenho esteja dividido em varias peças, é só seguir os passos anteriores.

Foto de uma pessoa aplicando adesivos Foto de um escritório decorado com adesivos
Mercado

A demanda crescente por este tipo de decoração é grande em Juiz de Fora. O sócio de uma gráfica rápida, Bruno Souza, afirma que a procura pelos adesivos em vinil aumentou 65% há um ano na empresa. Ele afirma que as peças já tinham boa aceitação para decoração de vitrines.

Além de imprimir, Souza também faz o desenho, de acordo com o gosto e a necessidade do cliente. Apostando no sucesso do produto, ele vai, a partir dessa semana, disponibilizar na gráfica desenhos prontos para o consumidor. Recentemente, decorou uma clínica odontológica e um centro de diagnóstico por imagem com adesivos.

"Os adesivos atraem os juizforanos por ser de fácil de aplicação e pela versatilidade. Podem ser colocados em quase todo tipo de superfície e a pessoa escolhe o que quer. Pode ser uma frase que expresse o momento em que vive, caricaturas, dentre outras possibilidades."

Foto de um quarto de uma clínica decorada com adesivos Foto da loja com frases de adesivo de vinil na decoração
Dicas

Souza dá algumas dicas para quem quer personalizar o ambiente com os adesivos. Ele não aconselhável utilizar mais de duas ou três cores no local para se ter um ambiente equilibrado e agradável.

Nos lugares pequenos são indicadas as cores frias. Já nos espaços muito amplos podem utilizar cores vibrantes e quentes para obter o efeito visual das paredes mais próximas. Em quartos, são ideais adesivos de cores claras, como o azul e o verde claros para se ter uma boa noite de sono. "Se a pessoa coloca cores muito vibrantes, ela não relaxa." A cozinha e a copa podem ser decoradas com cores fortes, como vermelho, laranja e amarelo, que despertam o apetite.

**Preços fornecidos em dezembro de 2008

*Os textos são revisados por madalena Fernandes