Cadastro de cães

Por

Quarta, 12 de setembro de 2007, atualizada ?s 09h27

Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora vai realizar parceria com cl?nicas veterin?rias para cadastro de c?es considerados perigosos


Renata Solano
*Colabora??o

Apesar do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora ainda estar se interando sobre como atuar na cidade sobre a nova norma para registro de c?es no Estado, o assessor de imprensa do ?rg?o, Capit?o Santiago (foto ao lado), j? adiantou que, em Juiz de Fora, o cadastro ser? feito atrav?s de parcerias com cl?nicas veterin?rias, ?rg?os e entidades p?blicas, organiza?es n?o-governamentais, associa?es e funda?es privadas.

Segundo ele, ser?o aplicadas medidas a serem cumpridas pelos donos dos c?es cadastrados. Entre elas, o uso de fucinheira e a coloca??o de placa de advert?ncia na entrada do im?vel onde o c?o ? mantido, informando a ra?a, a periculosidade e o n?mero do registro do animal.

No ?ltimo dia 06 de setembro, representantes do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora estiveram em Belo Horizonte para pegar mais detalhes sobre a nova Lei que vai come?ar a vigorar, no Estado, a partir deste s?bado, dia 15 de setembro. Em Juiz de Fora, ainda n?o tem data definida, mas a popula??o deve acionar o Corpo de Bombeiros, caso encontre animais em situa??o irregular. O objetivo da medida p?blica ? prevenir acidentes causados pela f?ria desses animais.

Entenda a Lei
A norma foi aprovada em 22 de agosto de 2007 para regulamentar a a??o e prev? multa para os donos de c?es que n?o cumprirem as regras. A lei se aplica a todos os propriet?rios de c?es, com mais de 120 dias de idade, das ra?as pit bull, doberman, rottweiler e outros de porte f?sico e for?a semelhantes, e ainda de seus mesti?os, dentro do Estado de Minas Gerais.

Para a elabora??o e implementa??o foram consultados sites e obras liter?rias como guias de c?es que tratam sobre as ra?as, sanidade, vacina??o e personalidade. Para tanto, h? tamb?m na lei, divulgada no site do corpo de bombeiros (veja a lei) defini?es das ra?as e caracter?sticas dos c?es que devem ser cadastrados.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o da UFJF