Sexta-feira, 2 de janeiro de 2015, atualizada às 10h34

Final de semana com expectativa de chuvas para Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter
Tempo

Depois de um dezembro atípico, com um registro de chuvas abaixo do esperado, janeiro começa com uma boa perspectiva de pancadas por pelo menos 20 dias. A expectativa é de que haja céu parcialmente nublado com chuvas à tarde e trovoadas. As temperaturas seguem elevadas, podendo atingir os 35ºC em Juiz de Fora nesta sexta-feira, 2 de janeiro.

De acordo com o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nebulosidade começa a aumentar a partir desta sexta-feira, 2 de janeiro. "Há perspectiva de tempo nublado neste fim de semana, estendendo até terça-feira (6). É uma condição típica de verão, de aquecimento e umidade, com áreas de instabilidade se formando sobre a região", explica.

De acordo com Ladeia, as temperaturas seguem altas, podendo chegar aos 35ºC nesta sexta-feira, 2. Já a mínima registrada é de 18ºC. "Há possibilidade de uma queda dos termômetros com o aumento da nebulosidade, mas ainda deve ficar na casa dos 30ºC". A umidade relativa do ar no período oscila entre 50 e 95%.

Chuvas de dezembro ficam abaixo do esperado

Dados do Inmet apontam que as chuvas registradas no mês de dezembro atingiram um índice que é menos da metade do esperado para todo o mês. Segundo o instituto, o índice pluviométrico registrado foi de 155,7 milímetros cúbicos, um valor que corresponde a 47,6% do esperado. A expectativa era de que o índice fosse de 327 mm.

"Isso se deve a uma massa de ar seco que predominou sobre todo o período, dificultando a formação de nuvens e as chuvas. Na verdade, foi um ano bem atípico, estamos ainda fechando os relatórios para ter uma conclusão", reforça Ladeia.

Para janeiro, a expectativa é de que fique dentro do esperado. "Em Juiz de Fora, há uma expectativa de que ocorra 299,8 mm em 20 dias. Esperamos que fique dentro do patamar", completa.

ACESSA.com - Final de semana com expectativa de chuvas para Juiz de Fora