Material escolar Na hora de fazer as compras, ? importante que os pais pesquisem Procon orienta o que ? preciso observar

S?lvia Zoche
Rep?rter

Volta ?s aulas com caderno, l?pis, borracha, pasta... tudo cheirando a novo. No segundo semestre, a garotada tamb?m fica doida para chegar com material zero bala e mostrar as novidades aos colegas de turma. ? bom demais! Isto no ponto de vista do aluno, porque no momento de tirar o dinheiro do bolso, existem outros requisitos que influenciam a compra do material escolar.

Aline Lopes Silva A supervisora de vendas de uma papelaria da cidade, Aline Lopes Silva (foto ao lado), conta que, no final de julho, sempre existem pais que v?o fazer compras, acompanhados de uma mini-lista. "?s vezes, o pai compra somente uma parte da lista no in?cio do ano, pensando que a escola n?o vai usar tudo e, no segundo semestre, acabam tendo que comprar o restante", diz Aline.

Maria Aparecida C. Castro Para a advogada do Procon/JF, Maria Aparecida C. Castro (foto ao lado), deixar para o segundo semestre n?o ? uma boa pedida. "Acho que n?o ? t?o interessante fazer as compras no meio do ano. Na realidade, no come?o do primeiro semestre todos os pais est?o comprando os materiais e as papelarias t?m interesse de estar fazendo um valor diferente, com um percentual menor. E ? bom lembrar que este ? o momento exato em que os ?rg?os de defesa do consumidor est?o pesquisando, tamb?m, para ver quem est? vendendo mais barato", diz Aparecida.

Taxa de material escolar
Foto: ACESSA.com A taxa de material escolar pode ser pedida pelos col?gios, ao inv?s dos pais terem que comprar o material. O mais comum ? pedirem a lista adicionada ? taxa, esta referente a apostilas, livros que ser?o adquiridos durante o ano, CD's, disquetes, papel higi?nico...

Mas as escolas podem cobrar esta taxa? De acordo com a advogada do Procon, podem sim, desde que no contrato assinado pelo respons?vel esteja bem claro que a taxa ser? cobrada no in?cio e no meio do ano. Maria Aparecida conclui dizendo que, apesar disso, ela acha que alguns pedidos t?m quantias exageradas, como papel of?cio e higi?nicos. "? muita coisa. Eu acho que n?o tem tanta necessidade. Seria at? bom n?s estarmos conversando com os pais de alunos para saber se os pedidos est?o realmente fora da realidade", conclui.

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

Para Aline, as quantidades pedidas s?o realmente necess?rias, tanto que existem pais que precsam comprar mais material na metade do ano. "As listas maiores s?o no per?odo de alfabetiza??o e as crian?as usam muito l?pis de cor, de cera e v?rios tipos de pap?is. Al?m disso, as listas de col?gios diferentes s?o sempre muito parecidas".

Mas as reclama?es dos pais n?o ficam somente na quantidade. "S?o v?rios pedidos novos que na ?poca em que os pais estudavam n?o existiam. Hoje, pede-se fone de ouvido, CD e disquete para computador. Os pais acham um absurdo, mas o que surge de novo ? em fun??o do avan?o da tecnologia", argumenta.

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

Uma coisa ? certa. Impedir a perman?ncia do aluno nas atividades escolares por n?o ter entregado o material escolar ? totalmente errado. "O aluno jamais pode ser exposto ao rid?culo. A escola possui meios eficazes para exigir a lista do material, que seria propor uma a??o de execu??o contra o pai daquele aluno. A crian?a nunca pode ser atingida", explica Aparecida.

Procon/JF
No m?s de janeiro, o Procon envia o fiscal a algumas papelarias da cidade (Juiz de Fora tem cerca de 60) para verificar se existe diferen?a de pre?o de uma para outra. No come?o de 2004, durante uma semana, foram pesquisadas oito papelarias, 26 itens de material escolar, com aproximadamente tr?s marcas de cada. Na ?poca, um dos itens que apresentou maior varia??o foi a lapiseira da marca Pentel, que teve seu pre?o oscilando entre R$ 2,90 a R$ 6,10.

Maria Aparecida diz que o Procon encontra, em diferentes papelarias, produtos de mesma marca com 300% de diferen?a no pre?o. "? um percentual bem alto", diz.


O que comprar

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

Fazer uma lista antes de sair de casa ? essencial. Chegar na papelaria e ir escolhendo produtos na prateleira de forma aleat?ria ? uma cilada. De prefer?ncia, imprima algumas c?pias da rela??o e v? a diversas papelarias. Em cada uma das listas, voc? anota o pre?o de cada produto.

Outro item essencial: uma calculadora. Como ? costume encontrar pre?os menores em lugares diferentes, voc? vai perceber que ao somar os menores pre?os, os centavos far?o uma grande diferen?a.

Para finalizar, lembre-se que ? importante estar com tempo dispon?vel, paci?ncia, sapatos bem confort?veis (pesquisa ? sin?nimo de muito ch?o pela frente e economia de dinheiro) e sem os filhos por perto. A supervisora Aline conta que os pais sempre gastam mais quando levam as crian?as ?s compras.