Terça-feira, 6 de abril de 2010, atualizada às 12h

Servidores do Ministério do Trabalho entram em greve

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Os servidores administrativos da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Juiz de Fora entram em greve, a partir desta terça-feira, dia 6 de abril. A paralisação é um protesto pela demora na aprovação do plano de cargos e salários da categoria.

O agente administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Rafael Lopes, explica que há cinco anos a classe cobra a aprovação do plano. "Desde o meio do ano passado começamos com o movimento grevista." Segundo Lopes, o plano valoriza os servidores e incentiva a capacitação.

A greve é por tempo indeterminado e apenas os serviços internos e aqueles ligados à auditoria estão operando na cidade. De acordo com a gerente regional do trabalho e emprego do MTE em Juiz de Fora, Nila Magalhães, o atendimento ao público referente à emissão de carteira de trabalho e ao pedido de seguro-desemprego está suspenso no órgão. "Este atendimento está sendo realizado no Sine [Sistema Nacional de Emprego]. Apenas homologação de rescisão de contratos de trabalho já agendada e procedimentos de auditoria estão ativos", explica.

O Sine oferece 15 senhas para emissão de carteira trabalhista e 40 para a solicitação de seguro-desemprego. Com a paralisação, 240 atendimentos em relação a estes serviços não estão sendo realizados no MTE.

O recebimento de documentos funciona no MTE das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os plantões fiscais na segurança e na saúde do trabalhador são realizados das 13h às 17h. As informações sobre legislação trabalhista são oferecidas das 13h às 17h, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Processos internos, como recursos e mandatos jurídicos para seguro-desemprego, operam normalmente. De um total de 23 servidores, três não aderiram à greve.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF