JF permanece com rodízio de abastecimento de água por tempo indeterminado

Represa João Penido opera com 29% da capacidade, já Chapéu D'Uvas com 41% e São Pedro 75%

Angeliza Lopes
Repórter
29/01/2015
água

O rodízio de abastecimento de água em Juiz de Fora permanece por tempo indeterminado. O anúncio feito pelo prefeito Bruno Siqueira, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 29 de janeiro, prevê estado contínuo de alerta para o consumo de água no próximos meses, em uma das piores secas já registradas na história da cidade.

As campanhas serão intensificada no município, para incentivar o uso consciente. Mesmo com chuvas abaixo do previsto neste mês e a represa João Penido operando com 29% de sua capacidade, as ações da administração são de cautela, sem medidas mais rigorosas. Já os mananciais Chapéu D'Uvas e São Pedro estão com nível em 41% e 75%, respectivamente.

Com a situação atípica de chuvas, desde o dia 17 de outubro do ano passado, a Prefeitura adota o abastecimento por rodízio de bairros. Com a inauguração da nova adutora de Chapéu D'uvas, no mesmo mês, parte desta demanda foi atendida, mas com restrições. Atualmente, cerca de 36% do abastecimento feito na cidade depende do manancial João Penido, que está em uma de suas piores fases, com capacidade inferior a 30%. As represas Ribeirão do Espírito Santo e São Pedro também fazem parte da rede de distribuição de água.

De acordo com o prefeito, a intenção é esperar maior volume de chuvas nos próximos meses e a conclusão das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) doutor Walfrido Machado Mendonça. "Com a finalização das obras nos próximos meses, a represa Chapéu D'Uvas passará de 250 para 450 litros por segundo. O projeto final é garantir que este manancial oferte a maior parte de água usada na cidade, para evitar maior sobrecarga nas outras represas", explica o prefeito (ver tabela abaixo com valores de vazão de água de cada manancial, responsável pelo abastecimento de água, antes e depois das obras).

Conforme o diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, as obras de ampliação do abastecimento de água já estavam previstas, o que minimizou a crise. Outro problema são os  desperdícios devidos as tubulações antigas, que segundo o diretor-presidente, chegam a 30%. "Ano passado trocamos 10 km de tubulação, sendo o bairro Santa Luzia contemplado. Este ano investiremos o dobro, para evitar perdas e custos com manutenção nas redes", afirma.

Ainda na coletiva, o prefeito informou que recebeu, na última sexta-feira, 23, ligação do governador Fernando Pimentel, oferecendo total apoio. "Vamos precisar da ajuda da Cemig, para que não falte luz e possamos finalizar as obras. Também temos 18 elevatórias que precisam de energia", completa.

Com a falta de chuvas em todo o estado de Minas Gerais, o governador Fernando Pimentel discutiu nesta última segunda-feira, 26, com prefeitos de 34 municípios, as ações para o enfrentamento da escassez de água. Ele pediu a mobilização das cidades para conseguir atingir a meta de redução de 30% no consumo da água

Represas Ago/14 Jan/15 Objetivo 2015 Fim das Obras
Chapéu D`Uvas - 250 450 900
Ribeirão do Espírito Santo 600 600 600 600
João Penido 800 550 350 600
São Pedro 100 100 100 100
Total 1500 1500 1500 2200

Valor da vazão em litros por segundo (l/s)

Cesama

ACESSA.com - JF permanece com rod?zio de abastecimento de ?gua por tempo indeterminado