Terça-feira, 3 de abril de 2012, atualizada às 18h30

Semana Santa será celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese

Da Redação
Procissão do Encontro

A Igreja Católica programa-se para celebrar, ao longo desta semana, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A programação é extensa e ocorre em todas as paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora. A Semana Santa teve início do Domingo de Ramos, 1º de abril, e se encerra no Domingo de Páscoa, 8 de abril.

O ponto alto desta Terça-Feira Santa, 3 de abril, é a Procissão do Encontro, quando os católicos relembram o encontro entre Jesus e Maria no caminho do calvário. Em Juiz de Fora, a partir das 20h, a imagem do Senhor dos Passos deixa a Capela Senhor do Passos, na Santa Casa de Misericórdia em direção ao Centro. Paralelamente, a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da Igreja São Sebastião, no Parque Halfeld. O encontro das imagens ocorre na Catedral Metropolitana, onde o arcebispo dom Gil Antônio Moreira proclamará o Sermão do Encontro, que fala da importância da entrega de Jesus pela salvação do mundo e também sobre a Mãe de Jesus.

Na Quinta-Feira Santa, 5 de abril, o clero da Arquidiocese reúne-se na Catedral, às 9h, para a Missa dos Santos Óleos, quando os padres renovarão o seu compromisso como sacerdotes. A cerimônia revive a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. À noite, tem início o Tríduo Pascal, com a realização da celebração da Ceia do Senhor e Lava-Pés. A missa relembra a última ceia, oferece a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho. A Missa do Lava-Pés está marcada para as 20h, na Catedral.

A Sexta-Feira Santa, 6 de abril, os católicos recordam a Paixão e Morte de Cristo, um dia marcado pelo silêncio, jejum e oração. Às 15h, horário da morte de Jesus, é celebrada, em todas as igrejas, a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Este é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra missa. Às 19h, o arcebispo preside o Sermão do descendimento da cruz, no adro da Catedral.

O Sábado Santo, 7 de abril, é marcado pela Vigília Pascal, quando a igreja mantêm-se de vigília aguardando a ressurreição de Cristo. Neste dia, dom Gil participa da Bênção do Fogo, às 20h, na Catedral. Em seguida, ocorre a procissão do Santíssimo Sacramento.

O Domingo de Páscoa, 8 de abril, marca a celebração da vitória da vida sobre a morte. Neste dia, o arcebispo celebra a missa de encerramento da Semana Santa, às 19h30, também na Catedral. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Serão celebradas missas festivas durante todo o domingo. Clique aqui e confira a programação da Semana Santa na Arquidiocese de Juiz de Fora.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Semana Santa ser? celebrada em todas as par?quias da Arquidiocese