Sexta-feira, 27 de março de 2015, atualizada às 11h16

Paróquias prepararam encenações clássicas da Semana Santa

As paróquias pertencentes a Arquidiocese de Juiz de Fora irão realizar encenações artísticas em celebração à Semana Santa, que começa a partir do próximo domingo, 29 de março. As igrejas estão com programações especiais, que ocorrem durante toda a semana, mas também através de encenações e teatros promovidos por paróquias e comunidades para lembrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Confira a programação completa.

Paróquia São Mateus – Bairro São Mateus 

Neste sábado, 28, às 19h, o Grupo de Teatro SacrArte abrirá a Semana Santa na Paróquia São Mateus com o espetáculo “Cristo, o Verdadeiro Ícone”. O enredo da peça contará a Paixão de Cristo sob a visão da história de Verônica, a mulher que enxugou o rosto de Jesus, na sexta estação da Via Sacra.

A encenação, que contará com a participação de cerca de 20 pessoas, será realizada no salão paroquial da Matriz. O endereço é rua São Mateus, 629 – São Mateus.

Comunidade São Judas Tadeu – Bairro São Judas Tadeu

Na segunda-feira, 30, o Grupo Teatral Vida da Comunidade São Judas Tadeu, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Santa Cruz, irá realizar a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A encenação será iniciada às 18h30, na praça do  bairro São Judas Tadeu, e percorrerá algumas ruas do bairro até a capela.

O Grupo Teatral Vida (GTV) é formado por pessoas de diferentes idades, desde crianças até idosos, e é composto por participantes das diversas pastorais e movimentos da Comunidade São Judas Tadeu.

Paróquia Santa Luzia – Bairro Santa Luzia

Na Paróquia Santa Luzia, onde há mais de 40 anos são promovidas encenações da Paixão e Ressurreição de Cristo, o teatro será na Sexta-Feira da Paixão, 3 de abril, às 20h, na Igreja Matriz. A apresentação deste ano contará com uma equipe de mais de 60 pessoas, entre produção e elenco.

O grupo de teatro local estabeleceu apresentar ao público uma nova proposta em 2015. A base do texto criada pelos autores Eduardo Crochet e Guilherme Calderano se mantêm, mas ganhando uma nova perspectiva, com um novo narrador: o discípulo Pedro. “A proposta é dar voz àquele a quem Jesus confiou as chaves do Reino dos Céus, evidenciando o seu drama diante das três negações, seu arrependimento e seu empenho em se tornar a pedra em que se edificou a Igreja de Cristo”, afirma Crochet.

Além disso, a peça ganhará novas cenas. A narração da Paixão de Cristo começará a partir de um momento fundamental, celebrado de modo especial na Semana Santa: o lava-pés e a Santa Ceia. “Nossa intenção é oferecer um espetáculo cada vez mais rico artisticamente, mas sempre focado no objetivo maior: evangelizar, oferecendo aos espectadores a possibilidade de viverem de maneira especial a Paixão de Cristo”, ressalta Robson Ribeiro, que interpreta Jesus e é um dos responsáveis pela alteração no texto da peça.

A Matriz Santa Luzia fica na Rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Santa Luzia.

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória

Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, as encenações ficarão por conta do Grupo Redentorarte. A primeira apresentação será na quarta-feira, 1º de abril, às 19h, na Praça Mahatma Ghandi. O grupo encenará a Via-Sacra. O endereço é Rua Pe. Frederico, bairro Santa Catarina.

Na Sexta-feira da Paixão, 3, às 20h, o Redentorarte apresentará o Descendimento da Cruz, desta vez na própria Igreja da Glória. Em ambas as oportunidades, participarão cerca de 20 pessoas do grupo. Esse número, porém, pode chegar a 40, já que expectadores são convidados a participarem das encenações e viverem de forma ainda mais intensa o espírito da Semana Santa.

A Igreja da Glória fica na Avenida dos Andradas, 855 – Morro da Glória.

Outras apresentações

Na Sexta-feira da Paixão, 3, diversas paróquias realizarão encenações para lembrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O Grupo Jovem Juppter, da Paróquia Divino Espírito Santo, protagonizará uma das apresentações, às 19h, na Matriz. O endereço é Rua José Antônio Benhame, 159 – Progresso.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro homônimo, haverá encenação dos jovens após a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, marcada para as 15h. Esta será a segunda apresentação do grupo, que conta com aproximadamente 25 participantes. O endereço da Matriz Nossa Senhora Aparecida é Rua Nossa Senhora Aparecida, 120 - Nossa Senhora Aparecida.

Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, do bairro Grama, o grupo jovem local encenará a Paixão de Jesus na Igreja Matriz. A apresentação será realizada após o fim da Via-Sacra da paróquia, que começará às 18h. A Matriz fica Rua Rio de Janeiro, 10, Grama.

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro Floresta, a encenação da Paixão de Cristo será retomada depois de dois anos. O teatro será realizado na Capela São Sebastião, no  bairro Jardim Esperança, e contará com a participação de cerca de 30 pessoas. As cenas começarão a ser representadas às 19h30, na Igreja São Sebastião, e a encenação, que será encerrada no momento da morte de Jesus, se prolongará até a Escola Municipal Olinda de Paula Magalhães, localizada no mesmo bairro. No sábado, 4, o teatro será completado com as cenas da Ressurreição de Cristo, também na escola, a partir das 19h. A Capela São Sebastião fica na Rua Henrique Pimenta Brasiel, 277, e a Escola Municipal Olinda de Paula Magalhães, na Rua Padre Acácio Duarte, 323, ambos do Jardim Esperança.

Na Paróquia São João Paulo II, no Bairro Nova Era, haverá encenação da Paixão de Cristo às 20h30, no pátio da Capela Santo Antônio. Organizada pelos jovens da paróquia, o teatro contará com a participação de pessoas de todas as idades. O endereço da Capela Santo Antônio é rua Antônio Lopes Júnior, 613 – Nova Era.

Nas paróquias do interior também haverá apresentações na Sexta-feira Santa. Na Paróquia Bom Jesus do Livramento – Liberdade (MG), haverá encenação da Via-Sacra, sermão do Descendimento e procissão do enterro a partir das 19h. A apresentação será iniciada na praça localizada em frente ao Santuário, passará por ruas da cidade e será finalizada na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Centro. O Santuário Bom Jesus do Livramento fica na rua Dr. Antônio Lage, 86 – Centro.

Em Santos Dumont (MG), a Paróquia São Joaquim e Sant’Ana promoverá uma encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo às 19h, na Matriz. O teatro será apresentado por um grupo de jovens de Barbacena. A Matriz São Joaquim e Sant’Ana fica na Rua Francisco Brechó, s/nº - Córrego do Ouro.

Na Paróquia São José, em Bicas (MG), haverá encenação teatral, protagonizada Grupo Jovem Água Viva, após a solenidade do Descendimento da Cruz, marcada para às 20h, na Escadaria da Igreja Santo Antônio. O endereço é Rua Santo Antônio, s/nº - Bairro Santo Antônio. 

Com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora.

ACESSA.com - Par?quias prepararam encena?es cl?ssicas da Semana Santa