Segunda-feira, 18 de maio de 2015, atualizada às 15h26

Negociações entre Sinttro e Astransp tem avanços, mas sem acordo

onibus

As negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo (Sinttro-JF) e a Astransp tiveram apresentação de nova proposta nesta segunda-feira, 18 de maio, diferente da última reunião. De acordo com o sindicato, a Astransp ofereceu proposta de reajuste 7,74% para os salários e o tíquete alimentação. O representante do Sinttro, Armando de Souza Castro, explica que os valores serão discutidos junto à categoria em assembleia até a próxima sexta-feira, 22. "Não encerramos as negociações. A situação ainda está em aberto e temos que ouvir a opinião dos rodoviários", conta. A próxima rodada de negociações acontece no dia 25 de maio, às 9h, no Ministério do Trabalho.

Com relação à paralisação desta segunda, Castro explica que o caso foi um fato isolado, sem o envolvimento do Sinttro. "O manifesto aconteceu antes do fim das negociações. Acreditamos que a ação tenha sido, por consequência dos ânimos exaltados de alguns rodoviários indignados com o descaso dos proprietários de ônibus". Ela completa que o sindicato não terá nenhum tipo de paralisação nesta semana, e que é possível indicativo de greve na próxima semana, caso não haja acordo.

Conforme nota, a Astransp informa que vai identificar os profissionais que provocaram a paralisação e pretende entrar na Justiça com ação de perdas e danos, acionando-os como pessoa física, uma vez que se trata de manifestação ilegal e sem o respaldo dos representantes oficiais da categoria. Já quanto a proposta, ela afirma que ofereceu à categoria 0,5% de ganho real, além dos 7.13% que recompõem as perdas do período, visando fechar o acordo salarial e evitar transtornos à população. "A direção do sindicato da categoria não rechaçou a proposta e pretende levá-la a apreciação da assembleia, a ser convocada."

ACESSA.com - Negocia?es entre Sinttro e Astransp tem avan?os, mas sem acordo