Pol?cia Federal paralisa atividades até quarta-feira

Por

Terça-feira, 27 de abril de 2010, atualizada às 13h20

Polícia Federal paralisa atividades até quarta-feira

Aline Furtado
Repórter

A Polícia Federal de Juiz de Fora paralisou as atividades nesta terça-feira, 27 de abril, acompanhando o movimento nacional.  A manifestação prossegue até esta quarta-feira, dia 28.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Policiais Federais de Minas Gerais (Sinpef/MG), Rogério Alcântara, o movimento que vem sendo realizado pela categoria será avaliado em assembleia a ser agendada. "Pretendemos discutir as estratégias, além de verificar a possibilidade de prorrogação da paralisação até quinta-feira, dia 29."

Segundo Alcântara, em Juiz de Fora, 30% do efetivo de 150 policiais federais está atendendo em esquema de plantão, conforme exigido por lei. Delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas aderiram ao movimento. Apenas serviços considerados essenciais, como casos especiais, emergências e flagrantes estão funcionando. O atendimento ao público, que inclui emissão de passaporte, registro de armas, registro de estrangeiros e serviço de investigação, está suspenso.

A classe luta, desde 2002, pela equiparação do reajuste salarial com a União. Isto porque cargos do Executivo Federal, como assistente de informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), receberam reajuste de 552%, enquanto o agente da Polícia Federal obteve 83% de aumento. A categoria afirma que o alto índice de evasão está diretamente relacionado à desvalorização do policial federal. Segundo informações da assessoria do Sinpef/MG, mais de 40% dos servidores do órgão pediram exoneração nos últimos meses.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Sinpef/MG