Cerca de 120 ve?culos são abordados em blitz no Po?o Rico

Por

Quarta-feira, 23 de outubro de 2013, atualizada às 19h

Cerca de 120 veículos são abordados em blitz no Poço Rico

Na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, uma blitz foi realizada no bairro Poço Rico. Segundo a assessoria da Secretária de Transporte e Trânsito (Settra), a ação abordou 120 veículos, entre carros e motos. O principal objetivo da ação foi intensificar a fiscalização dos serviços de motofrete. A abordagem foi realizada em parceria com a Polícia Militar (PM).

No total foram aprendidos nove veículos por falta de licenciamento, sendo seis automóveis e três motos. Além disso, cinco condutores foram autuados por falta de habilitação. Os veículos apreendidos foram liberados após outro condutor habilitado ir até o local para retirá-lo.

No caso da fiscalização de motofrete, os equipamentos obrigatórios para o exercício do trabalho são antena corta linha, protetor para pernas e motor (matacachorro), colete refletivo, fitas refletivas no baú e capacete, capacete com viseira, documentação e habilitação do condutor e documentação do veículo, entre outros.

Curso de motofretista

O prazo para que os motofretista se adequassem às exigências para exercício da profissão terminou no último dia de agosto. Contudo, os serviços Social do Transporte (Sest) e o Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) continuam com vagas abertas para o curso obrigatório de formação para os profissionais. O curso é oferecido na unidade das instituições, na avenida Juiz de Fora 1.500, no bairro Granjas Bethânia.

Para se inscrever, o profissional deverá ter no mínimo dois anos de CNH, na categoria A, e levar os seguintes documentos: comprovante de residência e CNH. Se a empresa no qual o profissional trabalha for credenciada à instituição, o candidato deverá apresentar também o último contracheque e a carteira de trabalho.

O valor do curso, para não conveniados, é de R$ 200. Para conveniados do Sest/Senat o valor é de R$ 30. O curso tem carga de 30 horas e os conteúdos abordados são ética e cidadania, legislação, gestão de riscos sobre duas rodas, transporte de cargas, saúde e segurança. As aulas são realizadas de segunda a domingo, de 8 às 18 horas.