Forte chuva causa estragos em Juiz de Fora

Por

Forte chuva causa estragos em Juiz de Fora
Segunda-feira, 12 de março de 2018, atualizada às 7h37 e às 10h15

Forte chuva causa estragos em Juiz de Fora

Da redação

A forte chuva que caiu em Juiz de Fora no último final de semana, foi considerada um dos maiores temporais dos últimos anos. Segundo a Defesa Civil (DC) foram registradas 85 ocorrências até o momento, sendo 30 na Sudeste, 20 na Leste, 15 na Norte, 9 na Nordeste, 5 na Oeste, 3 no Centro e na Sul.

O pluviômetro da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chegou a marcar o acumulado de 140mm. Já os do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalados em diversos pontos da cidade, mostraram o índice de 74.38mm na Represa, 69.39mm em Ponte Preta, 64.34mm em Santa Rita de Cássia, e 55.62mm em Igrejinha.  O nível Rio Paraibuna estava em 3m29, sendo que entre meia noite e três horas da madrugada deste domingo, o curso d’água subiu quase dois metros.

Os atendimentos do final de semana estão relacionados a deslizamentos de taludes, ameaças de deslizamentos de taludes, trincas em piso, ameaças de queda de árvore, infiltração em piso, enxurradas, alagamentos, rua danificada e queda de árvore.

Em Juiz de Fora, como medida preventiva, cerca de 30 pessoas foram desalojadas devido aos deslizamentos de taludes nos Bairros Bela Aurora, Filgueiras, Santo Antônio, e Nossa Senhora de Lourdes.  O serviço social da Defesa Civil realizou o atendimento a estas pessoas, que no momento estão acolhidas nas casas de parentes e amigos.

Além da Defesa Civil, as equipes da Secretaria de Obras (SO), Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) também estão mobilizadas.

A SO realizou a retirada de barreiras que caíram em diversos pontos na Estrada da Lagoa, na estrada de Torreões, e em Sarandira. Nesta segunda-feira, 12, as equipes da SO estão trabalhando no conserto de erosões nas Ruas Luiz Fávero, no Bom Jardim; na Rua Henrique Dias, em Benfica; e na Rua Goiás,  no São Bernardo.

A Settra interditou totalmente as Ruas Rosalina Praxedes de Albuquerque no Bairro Santos Anjos e a Monte Líbano, no Bandeirantes. Além disso, estão com trânsito parcialmente impedido a Diva Garcia no Linhares, próximo ao Ecoponto do Demlurb e a Henrique Dias, no Nova Benfica.

Já o Demlurb realizou, neste domingo, o atendimentos emergenciais em toda região central e nos bairros Borboleta, Jardim Esperança e Mariano Procópio.

A retirada da barreira que deslizou no bairro Borboleta foi concluída, e, na manhã desta segunda-feira, 12, o Demlurb dá continuidade aos atendimentos de limpeza e capina no Jardim Esperança e Mariano Procópio, que teve início ontem. O departamento também se preparou para atender possíveis demandas em conjunto com a Defesa Civil.

De acordo com a Cesama, duas elevatórias de água foram atingidas pelas chuvas. Os reparos já foram concluídos e o abastecimento retomado ontem mesmo, durante a tarde. As equipes da Cesama estão empenhadas, ainda, em reparos de redes de esgoto rompidas e entupidas. Os casos onde há risco estão sendo priorizados. Os atendimentos estão sendo feitos por meio do teleatendimento da companhia, por meio do telefone 115.

A Defesa Civil atende 24 horas pelo telefone 199.