Manifestação reúne representantes sindicais em defesa da reforma pol?tica

Por

Manifesta??o re?ne representantes sindicais em defesa da reforma pol?tica

Manifestação reúne representantes sindicais em defesa da reforma política

No Dia da Luta, sindicalistas e militantes defendem pautas dos trabalhadores e reforma contra corrupção.

Angeliza Lopes
Repórter
13/03/2015

Cerca de 150 manifestantes estiveram presentes nesta sexta-feira, 13 de março, no Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos, em Juiz de Fora, na rua Halfeld. Articulado por representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o movimento defende a permanência dos direitos das classes trabalhadoras, da Petrobras e a reforma política. As discussões mais presentes no ato foram contra as medidas provisórias 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro desemprego e outros direitos trabalhistas, a PL 4330 que liberaria a terceirização ilimitada para as empresas, contra a corrupção e a favor da reforma. "Só podemos acabar com a corrupção quando discutirmos uma reforma política. Com o financiamento privado das eleições, os eleitos ficam reféns dos interesses das empresas", destaca o diretor executivo da CUT de Minas Gerais, Carlos Alberto Nunes.

Mesmo debaixo de chuva, representantes da CUT, MST, sindicatos, militantes e a Juventude Revolução (JC) se manifestaram com bandeiras, cartazes e panfletagem pelo Calçadão, em frente ao Banco do Brasil. Nunes ainda explica que a ação é uma forma de levar para a população uma discussão democrática a respeito dos escândalos de corrupção que o país vem passando. "Sabemos que históricos de desvio de dinheiro público é um fato antigo, mas que está tendo repercussão devido as investigações e apurações, que antes eram tão difíceis de acontecer. Todos os envolvidos devem ser punidos, mas o que será a solução da corrupção é a reforma política", defende o diretor executivo da CUT.

Quando indagado sobre as manifestações agendadas para o próximo domingo, 15, em defesa ao movimento "Vamos mudar o Brasil", pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele cita que o ato da CUT, mobilizado pelos 27 estados, contrapõe as ideias que serão defendidas no dia. "Temos que entender que a situação de impeachment do Color foi diferente, pois existiam provas de envolvimento do presidente e seus dirigentes nos desvios. Hoje, não existem provas que Dilma tenha se envolvido. Queremos que a população para e reflita", destaca.

A coordenadora do Juventude e Revolução, Thais Batitucci, que representava estudantes e jovens trabalhadores presentes, complementa que o grupo também está junto nas manifestações e defende as pautas relacionadas a educação.

Está agendado para o próximo domingo, 15, a passeata em prol do movimento "Vamos mudar o Brasil", que vai às ruas pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), mediante os escândalos de corrupção dentro da estatal e o descontrole da economia. Segundo o site www.movimentomudabrasil.com, a manifestação inicia a partir das 9h30, no parque Halfeld. A orientação feita pela organização é para que os manifestantes não usem máscaras e nem camisas de partidos, mas que pintem o rosto com as cores do Brasil (azul, verde, amarelo ou branco), aos moldes do movimento "Cara pintada", realizado em 1992, que pedia o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo.