Quinta-feira, 19 de setembro de 2013, atualizada às 11h37

Funcionários de 38 agências aderem à greve dos bancários em Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter
Greve dos bancos

Os bancários de 38 agências da rede pública e privada de Juiz de Fora entraram em greve nesta quinta-feira, 19 de setembro. A paralisação é uma resposta à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) pela insatisfação dos funcionários em relação às negociações que envolvem reajustes salariais e melhoria das condições de trabalho.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas, Robson Marques, a adesão destas agências totalizam quase mil trabalhadores parados, só em Juiz de Fora. "A nossa intenção é sensibilizar os banqueiros, coisa que é muito difícil fazer. Estamos pedindo o reajuste de 11,93% e eles ofereceram apenas 6,1%, o que não repõe sequer a inflação do período. Isso motivou a categoria, de uma maneira geral, aderir à greve a partir de hoje por prazo indeterminado. Não só aqui na Zona da Mata, mas em todo o país", explica o sindicalista.

Marques explica ainda que não houve nenhuma resposta por parte da federação nacional em relação às reivindicações, que vem sendo expostas há dois meses. "Questões que são muito caras para nós, como assédio moral, ausência de segurança nas agências bancárias, eles não ofereceram uma discussão ou uma contraproposta", diz.

No cronograma das ações da greve estão a realização de passeatas e diálogos durante todo o dia com os funcionários das agências da cidade e da região. "Hoje nós estamos conversando com todos os bancários de agências privadas de Juiz de Fora. Para os próximos dias estamos planejando passeatas, inclusive juntos com os trabalhadores dos Correios, que entraram na última quarta-feira."

Fenaban se posiciona

Em nota, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) alega que as lideranças sindicais têm "um calendário próprio para a deflagração de greve, independente dos espaços de negociação". A instituição lamenta a situação e garante que a maioria das agências e seus canais alternativos físicos e eletrônicos, como autoatendimento e bancos online continuarão a funcionar normalmente.

A entidade afirma ainda que "os bancos respeitam o direito à greve, entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários."contas

Como pago contas a vencer?

As contas de água, luz, telefone, gás, internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco (confira o número no site do banco, no cartão da sua conta, ou pesquise no site da Febraban).

Como pago contas vencidas?

1) Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás).

Faça o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco. Você pode usar a internet, o telefone (call center), o aplicativo do banco no seu celular, os caixas eletrônicos e os correspondentes. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.

2) Títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos):

Peça ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA). O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na(s) instituição(ões) financeira(s) na qual tem conta. O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança. Podem ser pagos via DDA diversas contas, carnes de financiamento bancário, condomínios, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras.

3) Meu boleto é do banco e a agência está fechada, como faço?

Identifique o banco responsável pela conta no boleto de cobrança. No próprio site dos bancos é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas. Acesse o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida insira a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento. Com o boleto atualizado, você consegue pagá-lo pelos canais alternativos do banco (internet, telefone (call Center), aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes).

ACESSA.com - Funcion?rios de 38 ag?ncias aderem ? greve dos banc?rios em JF