Sexta-feira, 23 de abril de 2010, atualizada às 17h40

Greve dos trabalhadores do Ministério do Trabalho chega ao 18ª dia

Aline Furtado
Repórter

Após assembleia realizada nesta sexta-feira, 23 de abril, em Belo Horizonte, servidores administrativos da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Juiz de Fora decidiram continuar com o movimento grevista, que vem sendo realizado em 17 estados do país. Na cidade, apenas três dos 23 trabalhadores não aderiram à greve.

Segundo informações do Sindicato dos Previdenciários (Sindisprev), a categoria deverá se reunir com representantes do Ministério do Planejamento, em Brasília, no próximo dia 28 de abril para discutir as reivindicações. A paralisação é um protesto devido à demora na aprovação do plano de cargos e salários da categoria, cobrada há cinco anos. Uma das ações previstas no plano de carreira é o incentivo à capacitação dos profissionais.

Devido à manifestação, apenas os serviços internos e aqueles ligados à auditoria estão funcionando na cidade. As demandas referentes à emissão de carteira de trabalho e ao pedido de seguro-desemprego estão suspensas no órgão.

Com isso, o atendimento vem sendo realizado no Sistema Nacional de Emprego (Sine). "Em dias normais, fora da greve, agendamos 25 atendimentos por dia. Atualmente, estamos atendendo a cerca de 45 requerimentos por dia. Estamos trabalhando no limite", afirmou o diretor do Sine Juiz de Fora, Juracy Scheffer.

Segundo ele, um exemplo de aumento na demanda é quanto à emissão de carteiras de trabalho. "O normal é emitirmos 15 carteiras por dia. Devido à greve, passamos para 30 por dia." Com relação à distribuição de senhas para requerimento de seguro-desemprego e para emissão de carteira profissional, Scheffer informa que as mesmas só estarão disponíveis a partir do dia 3 de maio. "Até então, atenderemos o que já está agendado. A medida visa evitar filas e comercialização das senhas."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes