Quinta-feira, 14 de julho de 2016, atualizada às 7h45

Bilhete Único começa a funcionar em 22 de agosto em JF

Da Redação

O cadastramento para receber o Bilhete Único, que permitirá a integração entre dois ônibus, começa na próxima segunda-feira, 18 de julho, em Juiz de Fora. Segundo a Prefeitura, o cidadão pagará menos de duas tarifas. Essa primeira etapa é presencial, e o atendimento será feito na rua Espírito Santo, 296, no Poço Rico, das 8 às 18h. No momento do cadastro, o cidadão será informado sobre o dia em que poderá buscar o seu cartão. A expectativa é que a distribuição seja iniciada na primeira semana de agosto.

Algumas linhas estarão liberadas para a utilização do cartão Bilhete Único a partir de 22 de agosto, e todo o sistema de bilhetagem eletrônica será alterado gradativamente para aceitar a integração. A partir de 15 de agosto, os consórcios lançam o site do Bilhete Único, onde o cidadão poderá consultar quais linhas se integram. Essa página poderá ser acessada por  smartphone e tablet.

Além disso, é importante estar atento às regras básicas de integração: por sentido (ida ou volta), somente entre regiões, uma integração por deslocamento (dois ônibus), sem limite diário e com tempo de 1h30. Também a partir de 15 de agosto, com o lançamento da página do Bilhete Único, o cadastramento para receber o cartão poderá ser realizado on-line. É importante destacar que, quanto antes se cadastrar, mais rápido o cidadão poderá utilizar a integração.

Serão 270 linhas contempladas com o Bilhete Único. As melhorias, como o Bilhete Único, renovação e ampliação da acessibilidade da frota, internet gratuita, entre outras medidas, não impactam na tarifa, uma vez que o edital da licitação deixou claro os equipamentos que os consórcios devem apresentar no início da operação. Além disso, conforme também consta no edital, a tarifa só pode sofrer reajuste após 12 meses da última avaliação (que ocorreu em abril deste ano).