Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012, atualizada às 15h30

Verão tem início nesta sexta-feira com temperaturas acima da média histórica

Nathália Carvalho
Repórter
Tempo em JF

A estação mais quente do ano está chegando e, com ela, muito calor e um longo período de chuvas fortes em todo o país. O verão tem início nesta sexta-feira, 21 de dezembro, às 8h11, com previsão de registrar temperaturas acima da média histórica para o período. De acordo com o Centro de Climatologia Tempo Clima Puc/Minas, a máxima pode chegar a 34º C na região de Juiz de Fora.

Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), janeiro terá temperaturas acima de média na maior parte de Minas Gerais, pelo fato da atmosfera tornar-se mais quente e úmida. Além disso, a estação preocupa devido à grande quantidade de chuvas no período. "Teremos muita chuva na região, na forma de temporais e fortes pancadas. Em janeiro, as chuvas serão mais constantes", explica o meteorologista da Puc, Adelmo Correia.

Regiões

Contudo, de acordo com a Cemig, por volta do dia 15 de janeiro, são esperadas chuvas contínuas, típicas da ocorrência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Estão previstas precipitações abaixo da média no Norte, Centro, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. No Triângulo Mineiro e Oeste, as chuvas devem ficar dentro da média. Já no Sul, Zona da Mata e Vale do Rio Doce, a previsão é de chuvas acima da média. No mês de março, a precipitação diminui em todo o Estado, mas, ainda assim, as chuvas ficarão acima do previsto em todas as regiões, exceto no Triângulo Mineiro, que deverá seguir a marca dos anos anteriores.

Para esta sexta, primeiro dia da estação, a previsão é de muito calor em Juiz de Fora, com mínima de 20º C, e máxima que pode atingir os 31º C. Há forte possibilidade de chuvas na parte da tarde na região.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Ver?o tem in?cio nesta sexta com temperaturas acima da m?dia hist?rica