Terça-feira, 20 de junho de 2017, atualizada às 8h12

Inverno será com temperaturas amenas em Juiz de Fora

Da redação

O inverno começou na madrugada desta quarta feira, 21 de junho. Segundo o meteorologista do 5° Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Ladeia, a previsão é de que a estação não seja rigorosa, com temperaturas mais amenas. “Podemos ter madrugadas mais frias, com os termômetros chegando a 5ºC, mas a previsão é de que a mínima permaneça entre 10ºC e 12ºC durante toda estação e o ar permaneça seco”, explica. Com duração de três meses, o inverno vai até o dia 22 de setembro.

Segundo o Climatempo,  dias de sol, com pouca nebulosidade e ar seco são características do inverno por quase todo o Brasil. "Os meses de inverno são tipicamente secos no Sudeste, com raros eventos de chuva no interior da região. Os grandes sistemas de alta pressão atmosférica que normalmente predominam no interior do país nos meses de inverno deixam o ar muito seco, mesmo na passagem de frente frias pelo litoral. O ar seco deixa a noite com poucas nuvens, o que causa grande perda radiativa. Este efeito faz com que o ar esfrie bastante durante a noite e por isso é comum termos temperaturas baixas no Sudeste, até abaixo de 10°C nos vales e serras, mesmo sem a presença de ar polar intenso".

Ainda segundo o Climatempo, o período deve ser com pouco frio no Sudeste. "Não se deve esperar por eventos de frio intenso e prolongado como ocorreu em 2016".

ACESSA.com - Inverno ser? com temperaturas amenas em Juiz de Fora