Frente fria e altas temperaturas causam temporal com granizo em Juiz de Fora

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
27/07/2015

O temporal que caiu sobre Juiz de Fora na tarde do último domingo, 26 de julho, pegou muita gente desprevenida. Enquanto nas regiões Norte e Nordeste do município caiu granizo, em outros bairros o que se viu foram fortes ventos e ruas alagadas. De acordo com o meteorologista Cléber de Souza, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal se formou "devido ao aquecimento durante o dia, somado com a passagem de uma frente fria sobre o oceano."

Segundo o meteorologista, é impossível prever o granizo com o atual equipamento. "Ocorreu-se um evento fora de época, é mais típico do verão, em função do aquecimento de sábado e domingo. Nós só conseguimos prever os granizos com radar meteorológico e com três horas de antecedência. Como não temos radar, não dá para prever a formação da nuvem com gelo e água, que aparecem nos primeiros momentos da chuva", explica.

De acordo com Cleber, a tendência para os próximos dias é de tempo seco. "A massa de ar seco volta a ganhar força, aumentando a temperatura e abaixando a umidade. As temperaturas vão se elevar e, apenas nesta segunda, há a possibilidade de chover um pouco. No resto da semana, não vai chover. Apenas o céu parcialmente nublado e a formação de nevoeiros pela manhã", diz.

Na Zona da Mata, a tendência é que a temperatura alcance os 30ºC em Muriaé, ponto mais alto. No geral, deverá variar entre 10ºC a 12ºC como mínima e máxima em torno de 25ºC a 27ºC, com tendência de elevação ao longo da semana. A umidade relativa do ar também preocupa. "Ao longo da semana, a tendência é que fique em torno de 30% a tarde", conclui.

ACESSA.com - Frente fria e altas temperaturas causam temporal com granizo em Juiz de Fora