Cidade registra, em trás dias, 132 ocorrências causadas pelas chuvas

Por

Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011, atualizada às 18h08

Em três dias, Defesa Civil registra 132 ocorrências causadas pelas chuvas em JF

Aline Furtado
Repórter

Entre as 18h da última sexta-feira, 14 de janeiro, e as 17h desta segunda-feira, dia 17, a Defesa Civil registou 132 ocorrências devido às chuvas na cidade. A região mais afetada foi a Leste, com um total de 43 registros. Em seguida vem a zona Sul (24); a Norte (21); a Sudeste e a Nordeste (14 cada uma); a região central (10), além da Oeste (6) (ver mapas).

Ao todo, foram contabilizadas 35 ameaças de deslizamentos de taludes, 33 escorregamentos de taludes, 25 infiltrações em paredes e 21 trincas em paredes. Das 132 ocorrências registradas durante os três dias, 45 foram atendidas nesta segunda-feira.

Entre as chamadas contabilizadas pela Defesa Civil, uma das consideradas mais graves foi a interdição, no último sábado, dia 15, de 60 apartamentos de um condomínio localizado na avenida Olegário Maciel, no Paineiras. A interdição ocorreu após dois blocos de rocha se desprenderem de um paredão do Morro do Cristo, que fica aos fundos do condomínio. Segundo informações da assessoria da Fedesa Civil, não há previsão de retorno dos moradores ao local.

Outra ocorrência, que também ocorreu no último sábado, foi o descarrilamento de cinco vagões de uma composição férrea na altura do bairro Retiro. O acidente foi ocasionado após uma encosta ter cedido. Além disso, devido à terra que desceu do barranco, houve assoreamento do rio Paraibuna, próximo à Usina de Marmelos. Com isso, os trens que passam por Juiz de Fora serão desviados para a Ferrovia do Aço.

Outro registro ocorreu na madrugada de sexta, 14, para sábado, 15, próximo a um shopping localizado na avenida Independência, 3.600. Devido à queda de parte de uma encosta (foto acima), que fica ao lado do estabelecimento, a pista de acesso ao shopping, onde funciona um ponto de táxi, foi interditada totalmente. De acordo com a assessoria da Defesa Civil, a empresa que administra o shopping já foi notificada e a liberação da via depende da recuperação da encosta.

O órgão informou, ainda, que está monitorando outras áreas atingidas, assim como imóveis que foram desocupados pelos moradores em função do risco causado pelas chuvas.

Mais chuva

De acordo com o meteorologista do 5º Distrito de Belo Horizonte, Claudemir Azevedo, a terça-feira, dia 18, será marcada pelas chuvas, devido às áreas de instabilidade que continuam atuando sobre a região de Minas Gerais. Já na quarta-feira, dia 19, a tendência é que o tempo melhore. A previsão indica que a temperatura, nos próximos dias, deve ficar entre 17º C, a mínima, e 27º C, a máxima.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken