Cinetose: enjoo do movimento pode afetar todas as idades

Por

Cinetose: enjoo do movimento pode afetar todas as idades

Uso de medicação e medidas simples podem minimizar os efeitos causados por viagens. Não ler durante o movimento e olhar para um ponto fixo são dicas importantes

Thiago Stephan
Repórter
20/4/2012

Em algumas pessoas, viajar de ônibus, carros, navio ou mesmo avião é motivo de apreensão. Elas sofrem com a cinetose, uma desordem causada no ouvido interno, conhecido como labirinto, que pode provocar tonturas, náuseas, dor de cabeça, vertigens, suores, sensação de calor, eructações e até vômitos.

São mais comuns na infância, mas pode acometer pessoas de todas as idades. Como não existe um tratamento específico para o Enjoo do Movimento, como também é chamado o problema, o melhor a fazer é ingerir medicação antivertiginosa antes da viagem e adotar medidas que podem minimizar os sintomas.

"A cinetose é a sensação de tontura causada pelo deslocamento do olho quando a pessoa está em movimento dentro de um veículo. Os olhos ficam observando a paisagem em um ritmo que chamamos de nistagno. Este movimento ocular provoca reflexo de tontura, que pode ser acompanhado de náuseas e vômitos em algumas pessoas com o labirinto mais sensível. É um distúrbio do labirinto", explica o otorrinolaringologista Antônio Dias Júnior.

Segundo Dias Júnior, crianças que apresentam o problemas não necessariamente vão ter problemas pelo resto da vida. Em razão do que ele chamou de habituação, as viagens futuras poderão ser mais tranquilas. De acordo com o especialista, o diagnóstico da cinetose é simples. "Chega-se ao diagnóstico com exame clínico e analisando o histórico do paciente, sem haver a necessidade de exames complementares", comenta.

A adoção de medidas simples podem amenizar o incômodo. "A orientação é para não fazer leitura durante a viagem, olhar para um ponto fixo e evitar acompanhar pontos da paisagem", orienta o otorrinolaringologista. Também é aconselhável evitar comer durante o movimento, consumir bebida alcoólica e fumar. É comum pessoas que sofrem com o problema sentir com maior intensidade os sintomas da cinetose quando viajam no banco de trás.

O especialista explica que os sintomas são semelhantes ao da labirintite, outro mal que afeta o labirinto. Entretanto, são causadas por estímulos diferentes. No caso da cinetose, ela é causada por estímulo visual. Por isso, quem sofre com o problema costuma fechar os olhos na tentativa de minimizar os efeitos causados pelo movimento.

Mesmo assim, os sintomas costumam persistir. Isso porque, mesmo de olhos fechados, o cérebro consegue detectar mudanças de aceleração e direção, enviando impulsos ao labirinto. Isso ocorre porque o cérebro, para saber se o corpo está ou não em movimento, interpreta informações de três sistemas diferentes: visão; propriocepção, que é a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo; e ouvido interno, como também é conhecido o labirinto, que além de se relacionar com a audição, também é responsável pelo equilíbrio.