Associação de moradores do Vale do Ipê adere à Rede de Vizinhos Protegidos para reduzir assaltos

Para reduzir o número de assaltos e invasões a residências, os bairros de Juiz de Fora têm aderido ao projeto Rede de Vizinhos Protegidos da Polícia Militar (PM). O modelo de prevenção contra a criminalidade, que tem como força motriz a solidariedade e união entre os moradores, será inaugurado no próximo dia 10 de dezembro, às 15h, no bairro Vale do Ipê, região central da cidade. Segundo a secretária da Sociedade Pró-Melhoramentos do bairro Vale do Ipê (SPM), Marilene Sansão, os moradores resolveram conhecer o projeto em 2015, momento em que o número de invasões e assaltos tornaram-se crescentes na localidade.
A secretária da SPM/Vale do Ipê conta que foi realizado uma assembleia para apresentar e discutir o assunto e, a partir daí, os interessados em integrar a Rede, hoje chamada de Rede de Proteção Preventiva, foram formando os grupos. De acordo com o tenente Heleno Evangelista, comandante do 2º Pelotão da 30º Companhia da Polícia Militar (PM), que atende o bairro, 126 famílias de oito ruas já aderiram ao projeto. "A ideia é abraçar o restante da comunidade do entorno. Apesar do lançamento ocorrer no sábado, já temos um grupo com os envolvidos, por meio de aplicativo, a fim de facilitar a comunicação e disseminar a informação", diz.
O tenente explica que o projeto tem o objetivo de proporcionar aos moradores uma melhora na segurança. "Fomos procurados pela Associação de Moradores para implantação do sistema no Vale do Ipê e nos reunimos com as lideranças e realizamos os contatos com as ruas."
A participação e interação são as principais ferramentas para o funcionamento das redes, conforme diz o comandante do 27° Batalhão da PM, tenente-coronel Oterson Luis Nocelli. “Infelizmente, algumas pessoas só querem a placa de Vizinhos Protegidos na porta, mas isso não é o projeto. Ele precisa de pessoas participando para existir”, ressalta.
O tenente-coronel Nocelli diz que para o funcionamento da rede, as casas são divididas em células e cada agrupamento possui um representante. São feitos os cadastros de todos que integram o projeto, para que tenham acesso aos contatos dos seus vizinhos. “Os moradores passam a ter acesso ao nome e telefone dos vizinhos, justamente para que, caso perceba alguma movimentação anormal na rua ou casa, possa entrar em contato com a pessoa e saber se está tudo bem”, detalha. Ele esclarece que esta aproximação é fundamental para o aumento da segurança no bairro. “Já registramos casos de furtos, dos assaltantes encostarem caminhão e levarem tudo da casa e os vizinhos não acharem estranho, por pensar que a pessoa estava de mudança”.
- Temperatura permanece estável nos próximos dias em JF
- Jovem é detido por usar farda do Exército em festa à fantasia
- Mulher é presa após atirar dentro de casa no Retiro
Além da comunicação entre os moradores, o comandante do 27°BPM lembra que a polícia também organiza a rede estimulando que os envolvidos estipulem sinais em caso de alguma suspeita de crime, como acender as luzes ou tocar apitos.
Antes mesmo de inaugurar a Rede de Proteção Preventiva do Vale do Ipê, Marilene Sansão já avalia melhora no bairro em relação à segurança. “Conseguimos uma aproximação com a polícia, que nos presta um atendimento mais humanizado, além de conectar mais os vizinhos, fazendo circular informações sobre pessoas suspeitas no bairro”. Ela complementa que, atualmente, a rede conta com oito das dez ruas que compõem o bairro. “Para participar basta ser um morador que se disponha a convidar seus vizinhos para um bate-papo e entrar em contato com os organizadores da RPP no bairro”.
No dia da inauguração oficial no Vale do Ipê, serão fixadas as placas que passarão a identificar as residências que fazem parte da Rede, com a presença subcomandantes do 2º Batalhão da Polícia Militar que vieram, ao longo deste processo, orientando e assistindo o grupo de líderes que estão na organização.
Tecnologia a favor da segurança
O tenente-coronel Nocelli destaca que hoje a rede é facilitada pela tecnologia, através de grupos criados no Whatsapp e Telegram. “Existem muitas redes montadas em comércios, localidades do bairro, redes de condomínios protegidos, onde a PM monitora todos os condomínios da região, cadastrando os porteiros, síndicos, e isso é enviado ao comandante de pelotão de área. Então, em caso de algum fato, a pessoa não fica só com o 190, ela joga na rede e aquela região já recebe a notícia e isso agiliza o atendimento”.
Marilene também afirma que as redes sociais facilitaram esta aproximação. “Melhoramos a nossa comunicação através da criação do grupo de moradores do bairro no WhatsApp, que foi se multiplicando em grupos por ruas também”.
Como criar uma Rede?
O comandante do 27° Batalhão da PM explica que para criar uma rede no seu bairro, a primeira coisa é procurar saber qual o comandante da unidade da PM responsável pela área. Os interessados podem buscar esta informação através do 190 ou pelos telefones da companhia que atende a área, 2º BPM ou 27º BPM.
“A pessoa fala com o comandante sobre o interesse de implementar o modelo no seu bairro. A polícia marca uma reunião para saber se vai ter adesão. Depois de uma ou duas reuniões, explicando o projeto, e, havendo interesse, a polícia marca a reunião de instalação e divisão de células. A orientação para o presidente de bairro ou líder comunitário que quer criar uma rede é, primeiramente, mobilizar os moradores”.
Envie Sua Notícia
Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp
+55 32 99915-7720
Comentários
Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.
- 05/12/2016 » Soldado do Exército é morto a tiros no Jóquei Clube II
- 05/12/2016 » JFEmpregos oferece 16 novas oportunidades
- 05/12/2016 » Homem morre após ficar preso dentro do carro em linha férrea na JK
- 05/12/2016 » Corpo do zagueiro Marcelo é velado na Câmara de Juiz de Fora
- 03/12/2016 » Idoso é assaltado dentro de casa e perde mais de R$ 30 mil
- 03/12/2016 » Católicos celebram Nossa Senhora da Conceição em Juiz de Fora
- 02/12/2016 » Jovem de 17 anos é apreendido com droga durante operação da PC
- 02/12/2016 » Polícia Civil apresenta quatro suspeitos de homicídios em Juiz de Fora
- 02/12/2016 » Rio Branco será interditada para realização do “Bem Comum Lazer”
- 02/12/2016 » Assaltante é preso dentro do ônibus após roubar dois jovens no Alto dos Passos
- Leia mais matérias em arquivo...