Terça-feira, 11 de outubro de 2011, atualizada às 19h

Avenida Rio Branco recebe protótipo de novo abrigo de ônibus 

Da Redação
Protótipo ponto de ônibus

A avenida Rio Branco começa a ganhar um protótipo do novo abrigo de ônibus que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estuda instalar em toda a via. A renovação dos 20 abrigos é uma das ações do projeto de reestruturação urbano-viária do principal corredor da cidade, que também passa por obras de revisão de circulação em alguns pontos e receberá trabalhos urbanísticos e de drenagem, bem como novos asfalto, sistema de iluminação, travessias e canteiros. A estrutura básica do abrigo modelo foi implantada ao lado do ponto de ônibus localizado em frente ao número 5290, ao final da Rio Branco. A previsão é de  que a conclusão dos trabalhos ocorra na sexta-feira, 14 de outubro, quando, então, as equipes da Prefeitura começam a avaliar a estética, a resistência e o conforto da estrutura, que poderá passar por modificações.

O modelo do protótipo é feito em aço, com cobertura de policarbonato compacto. O forro do teto será feito em chapa de aço perfurada, material que consegue diminuir a incidência de sol e de calor sobre os usuários de ônibus. A parte traseira da estrutura será fechada com vidro temperado até próximo ao chão. Este tipo de material possui uma película que impede o esfarelamento do vidro em caso de quebras. Haverá, também, painéis luminosos onde serão colocados avisos e publicidades.

O protótipo tem 6,6 metros de extensão, 1,35 metros de largura e 2,52 metros de altura, além de antenas de 1,65 metros. As cores escolhidas para a nova estrutura são o grafite e o prata, e o piso a ser utilizado é o intertravado.

Os atuais abrigos da Rio Branco são divididos em módulos de cerca de 4 metros cada. As peças serão reutilizadas em outras vias da cidade, ainda a serem definidas.