Terça-feira, 10 de fevereiro de 2015, atualizada às XXhXX

Titulo da nota

A iniciativa do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), financiada pela Capes, oferece quatro cursos gratuitos para professores do ensino fundamental ou médio e os participantes receberão certificado. Com o intuito de capacitar professores da rede pública e criar maneiras de despertar mais o interesse dos alunos, foi criado o projeto Novos Caminhos para o Ensino de Ciências na Escola.  Confira as opções.

Mini Tabela Periódica Interativa

O período de inscrições vai até o próximo dia 25, e a confirmação deve ser feita pessoalmente entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março. As aulas serão às quartas-feiras, de 11 de março a 4 de junho, das 14h às 17h.

Ciências com brinquedos de baixo custo

As inscrições estão abertas até 3 de março, e as aulas acontecerão às segundas-feiras, de 9 de março a 8 de junho, das 14h30 às 17h30.

Nanociência e nanotecnologia

A nanotecnologia tem intercessão com as disciplinas de Física, Química e Biologia em diversos pontos, entre eles, Estrutura da Matéria, Óptica, Genética e Interações Químicas. A proposta do curso, portanto, é discutir sobre as relações dessa tecnologia com as matérias do ensino médio, além de refletir questões políticas, econômicas e éticas ligadas à nanotecnologia.

Os docentes cursistas participarão de momentos de discussão pedagógica, refletindo as perspectivas teórica e prática relacionadas à interdisciplinaridade. Há, também, com o curso, a oportunidade de pensar sobre um tema novo, compartilhar experiências e vivenciar um ambiente de reflexão sobre a própria prática, além de conhecer e desenvolver novas alternativas didáticas.

O professor e doutorando em Química na UFJF Paulo Ricardo da Silva organizou o curso juntamente com o seu orientador, o professor doutor José Guilherme Lopes. Silva afirma que abordar o tema é interessante também para os estudantes. “A maioria vivencia um mundo de inovação tecnológica, então, é positiva a formação de futuros cidadãos com um olhar mais crítico para as novas tecnologias, entendendo possíveis riscos e benefícios, impactos para o planeta e para a própria vida humana.”

O período de inscrições vai até o próximo dia 20. Os encontros serão às quartas-feiras, de 18 de março a 10 de junho, das 14h às 17h. O horário está sujeito a modificações de acordo com a demanda do grupo selecionado.

História da Ciência: contadores de histórias

O curso de História da Ciência foi idealizado como uma oportunidade de formação continuada. A vantagem das aulas é que elas abordam uma grande parte do currículo do ensino fundamental que a licenciatura não cobre. “A história pode tornar a ciência mais atrativa, humanizá-la, ao apresentar o contexto em que certos problemas surgiram e foram resolvidos. Compreender esse contexto traz uma visão diferente aos conteúdos científicos”, diz o responsável pelo curso, Marlon Alcântara.

Os encontros são temáticos e divididos em duas partes. Na parte teórica, será discutida a história de cientistas e do panorama sociocultural do qual emergiram ideias e experimentos que são hoje ensinados em sala de aula, nas áreas de Biologia, Química, Física e Astronomia. Na prática, serão feitas atividades que podem ser reproduzidas em sala de aula. “Apesar de ser história da ciência, devemos nos lembrar de que é essencialmente história do homem.”

As inscrições estão abertas até 23 de março. As aulas serão às quartas-feiras, de 25 de março a 17 de junho, das 14h às 16h50.

O Centro de Ciências da UFJF fica localizado na rua Visconde de Mauá 300, no bairro Santa Helena.


Com informa��es de