Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017, atualizada às 14h

Voluntários se vestem de heróis para incentivar doação de sangue em Juiz de Fora

Da redação
foto

Voluntários vestidos de heróis vão até a sede do Hemominas na segunda-feira, 6 fevereiro, para incentivar  a doação de sangue em Juiz de Fora. A ação do Bem Comum, projeto da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), desta vez, em parceria com a Organização Não Governamental “Dia de Magia”. Na abertura, os 'heróis vão fazer as primeiras coletas da campanha. Com o nome “Seja qual for a tua fantasia, doe sangue e salve vidas!”, a iniciativa tem a meta de despertar na população o sentimento de heroísmo a partir do ato de doar.

A intenção é garantir a alta nos estoques de sangue do Hemominas, que registrou no último mês baixa de 14% no estoque de todos os tipos sanguíneos. Além disso, fevereiro é período em que, historicamente, a quantidade de doações cai em função das férias, seguidas pelo Carnaval. Para agravar a situação, o mês costuma ter um aumento na quantidade de acidentes, devido ao maior número de veículos circulando nas estradas.

Deborah Carvalho, uma das responsáveis pela captação de doadores da fundação, explica que são necessários cerca de 160 doadores por dia, mas, nessa época, esse número raramente é alcançado: “Estamos com uma redução de 30% no comparecimento de doadores e isso traz um grande impacto no atendimento, ou seja, nas pessoas que precisam receber esse sangue”.

Para estimular a participação dos servidores da Prefeitura na doação, o Bem Comum vai colocar cartazes informativos sobre a campanha nos prédios públicos municipais. O secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, comenta sobre a ação: “Desde sua criação, o Bem Comum tem esse objetivo de fazer a ponte que leva quem pode ajudar a quem mais precisa, e esse é um momento importante, porque trata-se de uma ação de cidadania com resultado imediato”. Todas os participantes receberão botons da campanha.

Quem pode doar?

Para doar sangue, o candidato deverá estar alimentado e em condições plenas de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento original que contenha foto, filiação e assinatura (Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho, por exemplo). Também é necessário ter mais de 50 kg e, para quem já é doador, respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para os homens, 60 dias.

O Hemominas fica na Rua Barão de Cataguases, sem número, no Bairro Santa Helena. A doação é feita na hora, após o cadastro, e também pode ser agendada pelo 155 ou ainda através do site . O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h.

Com informações da PJF

ACESSA.com - Volunt?rios se vestem de her?is para incentivar doa??o de sangue em Juiz de Fora