Rua comercial Benjamin Colucci concentra clínicas m?dicas

Por


Rua comercial Benjamin Colucci concentra cl?nicas m?dicas O local ? movimentando e conhecido por ser o p?lo de cl?nicas m?dicas, com?rcio e poucos edif?cios residenciais no centro de JF


Marinella Souza
*Colabora??o
04/08/2008

Escondida bem no centro da avenida Rio Branco a Benjamin Colucci ? uma rua pouco requisitada quando o assunto ? morar. No alto do morro da pequena rua sem sa?da, ? poss?vel encontrar alguns poucos pr?dios residenciais, entre cl?nicas m?dicas, estacionamentos, lanchonetes, banca de jornal e uma barraquinha de frutas, que fica no in?cio desse logradouro.

Para os que trabalham na rua, ela ? considerada um bom ponto, mas a seguran?a noturna deixa a desejar. Trabalhando em uma das muitas cl?nicas instaladas no local h? um ano e quatro meses, a recepcionista Dominique Cecl?lia Ferreira Barbosa confessa que ? noite a rua ? bem perigosa.

"Ela ? muito afastada, ent?o, acaba sendo deserta, ? noite ? ruim. Tenho uma amiga que trabalha aqui ? noite e diz que tem medo".

Dominique conta que, embora esteja no centro da cidade, perto da Rio Branco, a Benjamin fica escondida, quase esquecida pelas pessoas, mas, apesar disso, ela considera o local um bom ponto para o estabelecimento em que trabalha. No ramo de exames, a mo?a v? a proximidade das cl?nicas m?dicas como um aspecto positivo da rua, aliado ? facilidade dos pontos de ?nibus.

Alheio a essa discuss?o em torno da falta de seguran?a, o ambulante Renato Alves Barreto n?o tem o que reclamar do ponto. Propriet?rio de uma barraquinha de frutas, que j? virou refer?ncia da Benjamin, Renato est? instalado ali h? 28 anos e, apesar de fazer algumas ressalvas quanto ?s administra?es municipais do passado, consegue perceber as melhorias que a Benjamin recebeu ao longo de quase tr?s d?cadas.

"Quando eu cheguei aqui essa rua n?o existia. Era tudo ch?o de terra, n?o tinha nada por aqui". Renato conta que relutou para ficar na rua, mas que agora n?o quer mais sair dali. "O prefeito na ?poca me colocou ali, mas eu n?o queria ficar porque n?o dava movimento. Quando melhoraram o lugar quiseram me tirar e eu me recusei, porque j? que eu fiquei enquanto estava ruim, tinha o direito de ficar quando as coisas melhoraram tamb?m".

Renato enfrentou muitas brigas com a prefeitura, mas agora parece que est? tudo tranq?ilo e ele pode ficar sossegado no ponto que j? ? a sua cara. Ele confessa que se sente envaidecido ao saber que seu ponto serve de refer?ncia para as pessoas localizarem a Benjamin Colucci. "Isso ? muito bom para o meu neg?cio, eu fico feliz porque ? sinal que a minha barraca marca a rua".

Quem leva o nome da rua?

Nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1887. Filho de Afonso Colucci e Ad?lia Colucci. Casado com Maria de Lurdes Horta Colucci. Advogado. Professor no Instituto Granbery. Um dos fundadores da Faculdade de Direito de Juiz de Fora, e, hoje, empresta seu nome ao Diret?rio Acad?mico. Faleceu em 1962.

Fonte: site da PJF

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.