• Assinantes
  • Cidade
    Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017, atualizada às 17h52, atualizada quinta-feira, 9, às 14h51

    População enfrenta longa fila para tirar carteira de identidade na Câmara

    Da redação
    foto

    Interessados em requerer a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade no Posto de Identificação Civil, que funciona no saguão da Câmara Municipal de Juiz de Fora, no Parque Halfeld, enfrentaram fila extensa na manhã desta quarta-feira, 8 de fevereiro. Internautas que precisaram aguardar horas para o atendimento, divulgaram fotos nas redes sociais reclamando da situação.

    A assessoria de comunicação da Câmara informou que devido as obras de reforço do assoalho do plenário foi necessário a redução do número de senhas para emissão de identidade de cem para 50 por dia. A medida tem como objetivo garantir a segurança dos usuários do serviço. Neste período, além das obras que estão sendo realizadas, a assessoria diz que sempre há um aumento da demanda no início do ano. Em janeiro 1.248 documentos foram emitidos pelo Posto de Identificação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, com início às 8h. Já quem deseja obter informações, o espaço funciona no horário comercial, das 8h às 18h.

    Para quem não tiver urgência para emitir a identidade, a orientação do Posto é que procure o serviço depois do término da obra, previsto para o final de março. Outra opção é fazer a solicitação do documento na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), em funcionamento no Independência Shopping, no estacionamento G2. Neste caso, é necessário agendamento pelo site.

    A capacidade de atendimento no UAI é de, aproximadamente, 982 pessoas por dia. Além da carteira de identidade, os interessados podem solicitar emissão de atestado de antecedentes criminais, solicitação de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, inscrição e 2ª via de CPF de forma gratuita, entre outros. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

    Para emissão de carteira de identidade são disponibilizadas 101 vagas por dia para agendamento totalizando 2.222 vagas mês. Porém, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão afirma que a média de atendimento mensal em 2016 foi de 1456 atendimentos. Essa diferença ocorre em função das ausências do cidadão que agenda o atendimento, mas não comparece a unidade para realizá-lo.

    Veja relação de documentos para fazer a RG:

    1º Via: Documentos necessários: Serviço Gratuito

    • 2 Fotos 3x4. As fotografias destinadas à Carteira de Identidade, em tamanho 3x4 (três por quatro centímetros) deverão ser recentes, de frente, com fundo limpo, impressas em papel fotográfico, não podendo ser feitas com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem com óculos de sol. Serão admissíveis as coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do uso quotidiano do portador.
    • Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, se casado (no original ou cópia autenticada em Cartório
    • Certidão de Nascimento com mudança de nome por ordem judicial para reconhecimento de paternidade, adoção ou outro caso.
    • Para menores de 16 (dezesseis) anos, o pai, mãe ou responsável legal deve acompanhar o menor com documento oficial com foto que identifique o responsável sem rasuras, avarias ou violação do documento de identificação apresentado. No caso de representante legal que não seja pai ou mãe, deve-se apresentar o termo de guarda do menor (original e cópia).
    • Em caso de Divórcio, deve ser apresentada a Certidão de Casamento com averbação do mesmo
    • CPF ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, PIS/PASEP originais - o número pode ser incluído na Carteira de Identidade, mediante solicitação.
    • Em caso de divórcio, deve ser apresentada a certidão de casamento com a averbação do mesmo.

      2ª Via: Documentos necessários: Valor do Serviço R$ 32,51
    • Além dos documentos relacionados acima, a pessoas precisa apresentar o comprovante de pagamento da taxa de segurança pública, por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que pode ser emitido no link
    • Boletim de ocorrência original e cópia (apenas para os casos de furto ou roubo)
    • Guia DAE impressa e o comprovante de pagamento da guia.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.