Ag?ncias de viagem

Finalmente chegaram as f?rias! Tempo de descansar e, quem sabe, viajar para bem longe atrav?s de uma ag?ncia de viagens. Se essa for a sua op??o, fique atento ?s dicas que preparamos para que o seu passeio n?o se torne uma dor de cabe?a.

Escolha uma das op?es oferecidas (pacotes individualizados ou excurs?es) e realize pesquisas de pre?o estabelecendo padr?es comparativos como dura??o, localidade, tipo de transporte, alimenta??o, passeios, hospedagem.

Decida-se por uma ag?ncia ou operadora registrada na Embratur e confirme os pre?os oferecidos no mercado, verificando as despesas inclusas no pacote e, principalmente, as n?o inclusas.

Guarde todo o material publicit?rio, pois tamb?m ? parte integrante do contrato e suas informa?es t?m que ser cumpridas.

N?o assine nenhum documento que n?o esteja totalmente preenchido e confira detalhadamente todas as informa?es constantes do contrato, tais como: data e local do in?cio (partida) e da chegada (retorno), condi?es de pagamento, formas de transporte, tipo e categoria do meio de hospedagem e das acomoda?es (simples, duplo), taxas extras, traslados, roteiros, n?mero de refei?es, utiliza??o de guias.

Caso a viagem seja cancelada pela ag?ncia, ela est? obrigada ? restitui??o do valor devidamente atualizado e por eventuais indeniza?es por perdas e danos.

Verifique as previs?es metereol?gicas e a incid?ncia de fen?menos naturais no local.

Informe-se sobre os meios de transporte que ser?o utilizados. Eles podem ser fretados ou de linhas regulares.

Identifique todas as suas malas, sacolas ou bolsas de m?o com etiquetas que contenham seu nome, endere?o completo e telefone.

Chegando ao local de hospedagem, coloque objetos de valor (j?ias, dinheiro, documentos etc.) no cofre ou local apropriado e guarde o comprovante do dep?sito.

Confirme se os passeios ou visitas a pontos turist?cos est?o inclusos no pacote, inclusive o traslado. Se n?o estiverem computados informe-se sobre os valores que devem ser disponibilizados para a compra de ingressos, traslados e lembran?as.

Busque informa?es em guias turist?cos (livros/almanaques/folders) ou em centrais de atendimento ao turista.

Exija que toda a contrata??o seja documentada e que os valores desembolsados sejam lan?ados em recibos ou notas fiscais.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156