Ter?a, 19 de junho de 2007, atualizada ?s 17h40

Bal?o em festa junina ? coisa do passado


Thiago Werneck
*Colabora??o

Em ?poca de festas juninas, crescem as recomenda?es do Corpo de Bombeiros para evitar desastres em queimas de fogos. Soltar bal?o nem pensar. A pratica ? considerada crime no pa?s.

Segundo o s?cio-propriet?rio de uma empresa de fogos de artif?cio, Marco Ant?nio Sa??o, hoje, dificilmente algu?m encontra um bal?o para comprar em Juiz de Fora. "Mesmo em mercado clandestino ? dif?cil algu?m vender bal?o por aqui. Os casos que podem acontecer ? de algu?m fabricar um de forma caseira. O mesmo n?o acontece no Rio de Janeiro, onde ? normal encontrar o produto no mercado clandestino. No estado h? at? campeonatos de bal?es burlando a lei", conta.

Al?m de estar sujeito a pris?o, a pessoa que solta bal?es pode causar cat?strofes ambientais, inc?ndios, porque n?o t?m controle nenhum no momento do v?o.

Al?m disso, todo cuidado ? pouco na hora de soltar foguetes. O assessor de comunica??o do Corpo de Bombeiros, Capit?o Santiago, destaca que as normas das embalagens do foguete devem ser seguidas a risca. "? preciso manter a dist?ncia de seguran?a, n?o tentar usar fogos que tenham falhado, nem apontando para algu?m. Acidentes tamb?m s?o provocados por pessoas que soltam foguetes b?bados ou dentro de casa e carros. Dicas simples, mas que devem ser seguidas", destaca.

Em caso de acidentes, Capit?o Santiago passa algumas recomenda?es que podem ser feitas antes de ir ao m?dico. "A pessoa deve cobrir a queimadura com panos limpos, nunca furar as bolhas, n?o retirar roupas grudadas, n?o usar pomadas e nem tocar as les?es", explica.

Para os que querem promover belos espet?culos de fogos de artif?cios, a dica ? procurar empresas profissionais. Apenas elas s?o autorizadas a manuseiar os foguetes que t?m mais p?lvora e que podem promover um espet?culo pirot?cnico. Os contratos para esse tipo de show de fogos chega aumentar em at? 80% nas lojas especializadas.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF