Precauções podem evitar acidentes na hora das tempestades

Por

Precau?es podem evitar acidentes na hora das tempestades
Quinta-feira, 23 de janeiro de 2014, atualizada às 15h25

Precauções podem evitar acidentes na hora das tempestades. Confira as dicas

Eduardo Maia
Repórter

A incidência de raios no período da estação chuvosa exige alguns cuidados durante o momento das tempestades. Na noite da última quarta-feira, 22 de janeiro, a Cemig contabilizou a queda de 62 raios sobre Juiz de Fora. A cidade é a quinta do país e a primeira de Minas que apresenta o maior número de descargas por quilômetro quadrado, segundo estudos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), órgão pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O município registra um índice de 17,03 raios por km² ao ano, ficando atrás de quatro cidades do Rio de Janeiro: Porto Real (19,7 raios por km²/ano), Barra do Piraí (18), Valença (17,3) e Rio das Flores (17,11). O número é quase o dobro do índice de Minas Gerais (5,75) e se aproxima do registro estadual mais alto do país, o Rio Grande do Sul (18,38 raios por km² ao ano).

A prevenção no momento das tempestades pode ser realizada com algumas precauções, conforme explica o engenheiro de segurança da Cemig, Luciano Ferraz. De acordo com o técnico, caso a pessoa esteja em casa, ela deve retirar os equipamentos da tomada e evitar mexer com qualquer instrumento metálico. "Na hora da chuva, evitar o uso do chuveiro, torneira elétrica, motores e também não subir no alto de prédios para qualquer reparo, como em antenas ou telhados", orienta. O uso do telefone fixo também deve ser evitado.

Ferraz ainda dá dicas de como a pessoa pode proceder caso esteja em outras situações. Segundo ele, dentro de um carro é a melhor condição, já que ele se torna um isolante, desde que não seja conversível e esteja com os vidros fechados. Em uma área mais aberta como praias e no campo, explica, "é preciso evitar ficar como ponto mais elevado daquela área e dentro da piscina ou do mar, já que a água é um forte condutor elétrico e também pela sua condição plana." Luciano diz ainda que é necessário evitar se abrigar debaixo de árvores."

Queimas de equipamentos e socorros

O engenheiro ainda explica como a pessoa pode proceder caso seja prejudicada pelas descargas elétricas. Se o caso for de um equipamento queimado, o cidadão deve procurar o atendimento da Cemig, munido das evidências, entre elas, o local, data e horário da tempestade. "A partir desse atendimento, a empresa dará um parecer se o equipamento será ou não ressarcido", explica.

Quando há ocorrência de pessoas atingidas por descargas, é preciso acionar o Serviço Ambulatorial de Urgência Móvel (Samu) ou o Corpo de Bombeiros. "Caso haja uma pessoa capacitada a prestar os primeiros socorros, deve ser feito imediatamente", recomenda. Outro cuidado é para galhos de árvores e fios atingidos por descargas. "As pessoas devem se afastar de galhos, principalmente as crianças."

Previsão

Apesar do período característico de fortes chuvas, nos próximos dias deve haver a predominância de uma massa de ar seco atuando novamente sobre a região Sudeste, em especial o estado de Minas Gerais. Segundo o meteorologista Cléber Souza, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve voltar a subir no próximo final de semana, sem ocorrência de chuvas na Zona da Mata.

A condição climática dos próximos dias, de acordo com Souza, deve caracterizar um novo "veranico", período de sete a quinze dias sem chuva na estação chuvosa. "Será o segundo veranico neste mês e a situação é um pouco estranha. Nenhum ano tem a temperatura igual a de outro ano, mas acreditamos que o volume de chuvas ainda deve ser compensado nos próximos meses, já que o verão só termina em março", acredita.

A temperatura no período deve chegar a mínima de 15ºC a 17ºC na região e máxima de 33ºC a 35ºC, em Muriaé, segundo o Inmet.

Fonte: Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).